a) Pesquise qual foi o período de maior extração de ouro no Brasil colonial.
b) Quem realizava a extração (quer saber quem trabalhava nas minas?)? Como era este trabalho (quer saber como era feita a extração do ouro)?
c) Para onde era enviado o ouro retirado do Brasil?
d) O que era o Quinto?
e) Explique como ocorreu a Revolta de Vila Rica ocorrida em 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro
Soluções para a tarefa
Explicação:
velho mundo”, localizado no Hemisfério Norte do globo terrestre, e limita-se:
a oeste com o Oceano Atlântico,
ao sul com o Mar Mediterrâneo,
ao norte com o Oceano Glacial Ártico
Resposta:
a) século XVIII
b) Escravos de origem africana,o trabalho era sujo,pesado e cansativo.Os garimpeiros destas minas usavam a bateia, como principal instrumento, para encontrar as pepitas de ouro.
c)extraído para Portugal (como aquela famosa piadinha dos brasileiros com os portugueses "devolve meu ouro!")
d) O Quinto era um imposto cobrado pela Coroa de Portugal e as Casas de Contratações sobre o ouro encontrado em suas colônias.
e) Durante as primeiras décadas após a descoberta de ouro na região das Minas Gerais, a colônia de Portugal na América passou a ser fiscalizada mais de perto pelos funcionários da Coroa Portuguesa. A exploração do ouro, sua comercialização e circulação entre os habitantes das vilas da região das Minas sem que houvesse uma rígida fiscalização não agradavam a Metrópole portuguesa. A criação de impostos e a intensificação de suas cobranças também não agradavam os habitantes da região. Foi nesse contexto de tensão social que eclodiu a Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos.
Explicação:
se quer a história completa :
Durante as primeiras décadas após a descoberta de ouro na região das Minas Gerais, a colônia de Portugal na América passou a ser fiscalizada mais de perto pelos funcionários da Coroa Portuguesa. A exploração do ouro, sua comercialização e circulação entre os habitantes das vilas da região das Minas sem que houvesse uma rígida fiscalização não agradavam a Metrópole portuguesa. A criação de impostos e a intensificação de suas cobranças também não agradavam os habitantes da região. Foi nesse contexto de tensão social que eclodiu a Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos.