Saúde, perguntado por rubaneteferreiranete, 7 meses atrás

a) Pesquise e escreva as principais caracteristicas desse
grupo de vírus, e explique porque eles são conhecidos
como coronavírus.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lara8958622
1

Resposta:O coronavírus é um vírus entre muitos, centenas, milhares de vírus que são conhecidos, e alguns dos que causam doenças nos seres humanos. Outros causam doenças em animais, e alguns, tanto em humanos quanto em animais. Existem vários vírus que causam doenças parecidas, como as infecções respiratórias, resfriados que não são somente uma alergia. Em geral, quando temos uma doença que tem febre e sintomas respiratórios – nariz entupido, dor na garganta, tosse, espirro, às vezes falta de ar – ela pode ser causada por diversos tipos de agentes infecciosos. Boa parte desses agentes são os vírus, alguns deles, muito comuns. Todo ano falamos dos vírus de gripe, falamos da vacina contra a gripe, que protege contra alguns desses vírus de gripe, e não contra todos.  

 

Existe um outro conjunto de vírus que têm comportamento semelhante, e alguns podem causar uma doença pior. O coronavírus é um deles. Nós já tínhamos alguns tipos de coronavírus o tempo todo entre nós. Geralmente a gente não pesquisa que vírus é que está causando uma doença a cada vez que as pessoas têm sintomas respiratórios. Então podem ser diversos, inclusive coronavírus comuns. Mas, alguns anos atrás, apareceu um primeiro coronavírus que tinha um comportamento diferente, e que também começou a se espalhar a partir da China, em 2003. Era um vírus que, além de se espalhar rapidamente, não tão rápido quanto esse agora, atingiu vários países, também em poucos meses, e causava uma doença grave. Atingiu vários países, um número total foi de mais ou menos 800, 900 casos; desses 800, 900, mais ou menos 80 morreram dessa infecção, ou seja, 1 para cada 10 morreram.  

 

Alguns anos depois, ou melhor, vários anos depois, em 2012, apareceu um outro coronavírus que não era conhecido também, em um país do Oriente Médio, particularmente na Arábia Saudita. Se espalhou menos, mas em parte dos casos, as pessoas que tiveram esse outro vírus contraíram uma doença um pouco mais grave: mais ou menos 1 para cada 3 que tiveram essa doença do Oriente Médio morreu, ou seja, três vezes mais a letalidade do primeiro caso da China. Isso vem sendo acompanhado mundialmente, de vez em quando se identifica algum caso desse último coronavírus. O primeiro (2003) sumiu do mapa, o do Oriente Médio continua circulando, e agora, no final do ano passado (2019), a China deu um alarme, comunicou o mundo e a Organização Mundial da Saúde (OMS), e talvez tenha emitido esse comunicado para outros países e outros jornais, que havia um novo coronavírus circulando por lá, que havia muitos casos graves. Esse foi o início, então, em um momento em que o mundo começou a olhar para a China para saber o que estava acontecendo. E lá, de fato, a doença se espalhou muito rapidamente, em uma cidade grande, Wuhan, de 11 milhões de habitantes, uma região populosa, com muitas indústrias, com uma economia forte. Rapidamente milhares de pessoas tiveram essa doença, essas são as informações que têm sido acompanhadas, muita gente ficou internada, e começaram a morrer pessoas dessa doença também.  

Explicação:


rubaneteferreiranete: obg
rubaneteferreiranete: misericórdia o texto e grande viu
rubaneteferreiranete: mais msm assim mt obg
lara8958622: Kakaka pode resumir desculpa pelo tamanho
Respondido por emersonfiilipe
0

Resposta:

O Sars-CoV-2 surgiu na China em dezembro de 2019, causando uma pandemia e centenas de milhares de mortes no mundo.

Para elaboração desta revisão, foram selecionados 68 artigos na base do PubMed.

Após consumo de animais hospedeiros do Sars-CoV-2, iniciou-se a transmissão pessoa a pessoa. A média de incubação em humanos é de 5,2 dias e cada indivíduo transmite a doença, em média, para 3,28 pessoas.

A infecção das células dá-se através do receptor de enzima conversora de angiotensina II. Nos pulmões, há edema, lesão de alvéolos e um estado pró-inflamatório, levando à síndrome respiratória aguda grave.

Há três estágios de doença: I – incubação e sintomas leves; II – envolvimento pulmonar;  III – síndrome hemofagocítica.

A transmissão do Sars-CoV-2 é respiratória, mas ele também foi identificado em amostras de fezes, urina, swab retal e sangue.

Explicação:

Gênero beta coronavirus da família coronaviridai

Perguntas interessantes