A partir de seus estudos da disciplina e tendo como referência o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, pode-se verificar que, durante o governo getulista, principalmente no período do Estado Novo (1937–1945), a política educacional tinha como principal referência:
Soluções para a tarefa
Uma das principais ações desse período foi o manifesto dos pioneiros da Educação Nova, constituindo uma série de propostas feitas por conceituados educadores da época para a melhoria da educação no país.
A mecânica utilizada na Educação Nova visava a fomentação de posições ideológicas, ou seja, interferir na organização da sociedade brasileira através desse processo.
Vale notar que a Era Vargas como um todo, foi pautada pelo populismo, ou seja, Getúlio Vargas era um político no qual o povo se identificava e seguia seus planos, porém, apesar da cidadania estar sendo colocada em prática a partir do voto e da consolidação dos direitos, a sociedade estava sendo coagida pelos seus ideais.
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
O exercício é sobre a educação na era Vargas.
Após ter sido eleito Getúlio Vargas viu-se defronte a alguns educadores que pretendiam que o novo regime introduzisse uma nova escola, uma vez que até a década de 30 não havia preocupação alguma do governo com a educação.
Vargas determinou a educação fundamental pública como um dos maiores problemas nacionais, mas essa reforma sofreu um adiamento e somente a educação secundária recebeu atenção, com a educação primária sendo deixada de lado.
Um capítulo inteiro foi voltado à educação fundamental na constituição de 1934, declarou-a como:um direito de todos, compulsória, gratuita e extensiva aos adultos. Foi, também, formulado um plano nacional de educação. Mas, após o golpe dado por Vargas, todas estas mudanças deixaram de existir.
Saiba mais sobre educação na era Vargas,acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11588712
Sucesso nos estudos!!!