A partir de pesquisa individual, descreva um instrumento de origem Europeia e outro de origem Africana, fale de suas características e seu uso na música brasileira em um parágrafo cada. Cite a fonte de sua pesquisa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
instrumento africano: Afoxé- é um instrumento musical de percussão formada por uma cabaça redonda coberta por uma rede de bolinhas ao redor de seu corpo
Resposta:O tambor é um instrumento de percussão usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndrica, cônica, como um barril, taça ou ampulheta. O tambor funciona da seguinte forma Em suas extremidades há uma membrana esticada que pode produzir um ruído ou um som de altura definida, dependendo do meio utilizado para fazê-la vibrar. Os tambores também integram, desde o período colonial, as bandas militares. Podem ser vistos até os dias de hoje, por exemplo, nos desfiles comemorativos da independência do Brasil, no dia 7 de setembro. Atualmente, vários tipos de tambores fazem parte das potentes baterias das escolas de samba tradicionais do carnaval carioca. Dentre eles estão os chamados surdos, repiques, caixas, tamborins e cuícas.
O violão, ou guitarra clássica, é um dos mais conhecidos instrumentos de cordas. Ele é muito usado na música popular e também na erudita, tanto sozinho quanto acompanhando outros instrumentos.O violão é composto por três partes principais: a cabeça, o braço e o corpo. A cabeça (às vezes também chamada de mão) é fixada na ponta do braço. De cada lado da cabeça ficam peças chamadas cravelhas (ou tarraxas), nas quais as cordas são enroladas. Há uma cravelha para cada corda. Para afinar o instrumento, o músico gira as cravelhas para um lado ou para o outro. O braço é fixado ao corpo do violão. Ao longo dele, há uma série de filetes verticais chamados trastes. Os trastes dividem o braço em casas. As diferentes casas ajudam o violonista a produzir diferentes notas musicais e acordes.No Brasil, o violão tem destaque na bossa nova, na MPB, no choro, no samba e na música sertaneja. Entre os maiores violonistas brasileiros estão Baden Powell, Egberto Gismonti, Garoto, Guinga, Hélio Delmiro, João Gilberto, Laurindo Almeida, Luiz Bonfá, Paulinho Nogueira, Rosinha de Valença, Rafael Rabelo, Romero Lubambo, Toquinho e Yamandu Costa.