A ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) vem aumentando de modo significativo em nível mundial. Vários são os fatores que contribuem para a emergência dessas doenças, dentre os quais se destacam: o crescente aumento das populações, a existência de grupos populacionais vulneráveis ou mais expostos, o processo de urbanização desordenado e a necessidade de produção de alimentos em grande escala. Contribui, ainda, o deficiente controle dos órgãos públicos e privados, no tocante à qualidade dos alimentos ofertados às populações. (Fonte MANUAL INTEGRADO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS)No caso de um surto de DTA o mesmo deve ser notificado no:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) vem aumentando de modo significativo em nível mundial. Vários são os fatores que contribuem para a emergência dessas doenças, entre os quais destacam-se: o crescente aumento das populações; a existência de grupos populacionais vulneráveis ou mais expostos; o processo de urbanização desordenado e a necessidade de produção de alimentos em grande escala. Contribui, ainda, o deficiente controle dos órgãos públicos e privados no tocante à qualidade dos alimentos ofertados às populações.
Explicação:
Suponha que você é o responsável técnico (RT) de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), e que houve uma notificação de surto alimentar relacionado a esse estabelecimento.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A coleta de amostras dos alimentos servidos deve ser realizada rotineiramente e encaminhadas para análise microbiológica no caso de suspeita de surtos.
II. A UAN deve investir na aplicação e treinamento em ferramentas como BPF e o sistema APPCC para evitar a ocorrência de surtos de DTA.
III. Como RT, você poderá notificar o surto às autoridades sanitárias por meio do portal do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: