A obra representa o embarque das tropas brasileiras que lutaram na Guerra da Cisplatina. O objetivo era passar uma imagem positiva do exército brasileiro du- 190 rante o Primeiro Reinado. 000 Explique a contradição entre a obra de Debret e a situa- ção das tropas brasileiras na Guerra da Cisplatina.
Soluções para a tarefa
Resposta: Os artistas da época eram diretamente ligados ao imperador que muitas obras como essa por exemplo não representavam o que realmente aconteceu nesse momento com um possível exagero de parte do artista e para que ele passasse uma boa impressão das tropas imperiais do Brasil
Possivelmente seria isso
A contradição entre a obra mostrada e a realidade sobre as tropas brasileiras é que o Brasil saiu derrotado na Guerra da Cisplatina, enquanto na obra criada em um período de forte nacionalismo parece que os militares enviados para a Guerra eram mais fortes do que as tropas republicanas.
A Guerra da Cisplatina e as tropas brasileiras
A Guerra da Cisplatina foi uma batalha que aconteceu porque a metrópole portuguesa desejava conquistar territorialmente a região da Cisplatina, em que anteriormente era conhecida como a Colônia de Sacramento.
Todavia, apesar do interesse de Portugal, os espanhóis locais não queriam ficar sobre o domínio português, e por isso em 1825 começou o conflito entre as tropas brasileiras e as tropas republicanas. Posteriormente, as tropas brasileiras foram derrotadas e houve a morte de mais de mil brasileiros.
Leia mais sobre A Guerra da Cisplatina: https://brainly.com.br/tarefa/299974
#SPJ2