À medida que as organizações enfrentam novos desafios para atuarem, surgem novas formas de se pensar a liderança na contemporaneidade. Uma delas foi a liderança transformacional, concebida por Burns (1978), que introduziu a preocupação com o fator humano no ambiente corporativo. No entanto, antes disso, a liderança era pensada nas organizações a partir de qual perspectiva? A. Gerencial. B. Cultural. C. Social. D. Educativa. E. Funcional.
Soluções para a tarefa
Resposta: LETRA A, GERENCIAL.
Explicação:
Não pode ser a alternativa E: Funcional, porque é uma abordagem que não existe na literatura sobre liderança da área. Relacionado à liderança transformacional de Bruns (1978), a gerencial, que se atentava em estimular a produção dos funcionários. Só depois que Burns promoveu um novo conceito, que visa à complexidade do ser humano no contexto empresarial. Enfim, os aspectos culturais, sociais e educativos não entravam na pauta literária sobre liderança.
Resposta: Gerencial.
Explicação: A abordagem de liderança que predominava até o surgimento do texto seminal sobre a liderança transformacional de Burns (1978) era a gerencial, que se preocupava apenas em estimular a produção dos subordinados. A partir disso, Burns desenvolveu uma nova abordagem, que leva em consideração a complexidade do ser humano no ambiente empresarial. Por isso, até esse momento, os aspectos culturais, sociais e educativos não eram discutidos na literatura sobre liderança. Já a visão funcional é uma abordagem que não existe na literatura da área.