Biologia, perguntado por douglasvj2009, 10 meses atrás

A maioria dos Virus vegetais tem uma relação especifico com o vetor. Duo e a
importância dessa relacão na recomendação do manejo dos vinos em cultivos
agricolas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vilasboas27
0

Resposta:

Todos os produtores já tiveram quedas qualitativas ou quantitativas em suas safras devido, entre outros fatores, a viroses. A editoria de Cultivar nos solicitou que preparássemos um texto para oferecer, àqueles que participam da crescente produção agrícola do país, informações que contribuíssem para melhor conhecer este seu inimigo e desenvolver estratégias apropriadas para seu controle. Julgamos que uma maneira adequada seria a de formular questões que comumente nos são dirigidas e suas respostas.

A maioria dos leigos tem noções sobre vírus, em especial aqueles que afetam a saúde humana como o da gripe, AIDS, sarampo, poliomielite, herpes, catapora, raiva, varíola, etc. e a recente e apavorante síndrome respiratória aguda e grave (SARS) bem como de animais domésticos como cinomose do cão, peste suína, estomatite vesicular, aftosa, bouba aviária, etc. Contudo poucos conhecem o fato de que existem vírus literalmente para todos os seres vivos: bactérias, invertebrados e vertebrados, bem como fungos, algas e plantas superiores. Curiosamente, a exata natureza dos vírus, como sendo distinta de organismos celulares, foi determinada com um vírus de planta, o do mosaico do fumo, em fins do século XIX, ao verificar-se que o agente infeccioso era capaz de passar por filtros que retinham bactérias, portanto significativamente menores que estas.

O que são vírus?

Vírus são macromoléculas parasitas cuja constituição química é relativamente simples, isto é, ácido nucléico e proteína. O ácido nucléico, que pode ser ácido ribonucléico (RNA) ou deoxiribonucléico (DNA), de fita simples ou dupla, inteira ou segmentada, possui as informações para a replicação ("reprodução") do vírus, para definir a espécie de planta a ser atacada, o tipo de vetor, etc. Esse ácido nucléico é protegido por uma capa formada por proteínas. Alguns vírus ainda possuem membrana envoltória (envelope), "surrupiada" da célula da planta hospedeira. Sendo constituídos de componentes presentes em seres vivos (ácido nucléico, proteínas, açúcares, lipídeos) e podendo, como fazem os seres vivos, sofrer mutações, há uma tendência de se incorporar os vírus como parte dos seres vivos. Embora sendo usualmente prejudicial à humanidade, graças aos conhecimentos adquiridos, temos utilizado vírus a nosso favor, como, por exemplo, ferramentas em engenharia genética (uso de suas enzimas, armazenamento e transferência de informações genéticas), no controle biológico de pragas e na produção de vacinas. É provável que os vírus também tenham desempenhado papel importante na evolução dos seres vivos, constituindo-se como um dos fatores de seleção e também responsável pelo fluxo de genes entre diferentes organismos.

Explicação:

Perguntas interessantes