A luta por uma distribuição maior de terras não é exclusividade da atualidade. Já na Roma republicana, durante a antiguidade, Tibério Graco lutava por uma reforma agrária. Quais são as consequências da luta de Graco? Qual é são as proposições de Caio Graco baseadas na idade de seu irmão Tibério? Qual é a mobilização da aristocracia? O que aconteceu depois da morte de Caio Graco?
Soluções para a tarefa
Os irmãos Graco lutavam por uma Reforma Agrária em Roma. Tibério que diminuir os efeitos dos conflitos sociais causados por causa das Guerras Púnicas, por meio da divisão das terras para o povo romano. Porém isso fez com que os Grandes Proprietários de Terra se sentissem ameaçados.
As consequência da luta de Tibério Graco foi que ele conseguiu ser eleito para fazer parte da Tribuno da Plebe, onde ele fez com que uma lei fosse aprovada que tinha a função de delimitar o tamanho da terra das pessoas.
Para Caio Graco as suas proposições eram quando ele também conseguiu fazer parte do Tribuno da Plebe, ele fez com que uma lei também fosse aprovada para aumentar a quantidade de plebeus em cargos com públicos.
A aristocracia se mobilizou de maneira forte contra esses dois irmãos, Tibério foi morto 10 anos antes de Caio conseguiu entrar no Tribuno. Pois essa reforma ágraria desagradava os latifundiários.
Por fim após a morte de Caio Graco a lei que ele criou conseguiu se estabelecer e até ocasionou a Guerra Social em 90 a.C. Onde muitas terras inutilizadas foram distribuídas pela população.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
Eles tentaram promover reformas com o objetivo de melhorar as condições de vida da população Plebeia. Reforma agrária, abaixaram o preço do pão mas Tibério foi assassinado e seu Irmão pediu que um escravo o matasse.