A "leyenda negra" (lenda negra) da conquista da América Hispânica foi inaugurada pelo Frei Bartolomé de Las Casas, na primeira metade do século XVI. Sobre o pensamento de Bartolomé de Las Casas é correto o que se lê em:
a- A conquista não deve ser vista como uma luta entre "perdedores" e "vencedores", mas como um processo de "trocas culturais", em que houve contribuição e participação tanto de indígenas quanto de espanhóis.
b- É mais relevante mostrar que mesmo conquistados e colonizados, os índios não perderam sua condição de agentes sociais ativos, capazes de inibir os valores impostos pelos vencedores. Desse modo, retira-se da análise a visão negativa projetada sob o indígena pela maior parte dos cronistas. Da mesma forma, retira a visão negativa dos conquistadores, ao passo que permitiram a ação social e permanência indígena em território americano.
c- Las Casas dirigiu-se à América Espanhola determinado a sobreviver pela conquista e descoberta de ouro, metas ocultadas por uma suposta evangelização daqueles povos, circunstâncias que nunca foram de seu interesse.
d- Descreve os espanhóis como cruéis e ambiciosos e os índios como seres simples e sem maldades. As conquistas do Novo Mundo são relatadas praticamente por um único prisma: o da destruição.
e- Apresenta a lógica das reações humanas diante de situações limites, expondo que a ação dos espanhóis não foi tomada sem perplexidade, todavia, posteriormente aceita pelos nativos americanos após um primeiro contato.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
resposta correta letra D, esta na pagina 70
Respondido por
5
Resposta: D
Explicação:
Os escritos de Las Casas denunciavam as atrocidades dos conquistadores contra os índios e encontraram grande eco entre os opositores do colonialismo praticado pela Espanha no continente americano.
Pagina 60
Perguntas interessantes