A Lei Complementar nº 135 foi editada em 4 de junho de 2010, recebendo a expressiva alcunha de “Lei da Ficha Limpa”, uma vez que tem como objetivo claro o incremento das barreiras de inelegibilidade no sistema eleitoral brasileiro, impedindo que determinadas pessoas – por atos de vida pregressa – possam se candidatar. Com efeito, as inelegibilidades são vedações constitucionais ou legais ao exercício de direitos políticos passivos (ser candidato), atingindo qualquer cargo (inelegibilidade absoluta) ou limitando-se a impedir o acesso a um cargo eletivo em especial (inelegibilidade relativa).
Para Reis, Castro e Roseno (2010), as novas hipóteses de inelegibilidade trazidas pela Lei Complementar nº 135/2010 não se tratam de medidas de caráter punitivo, tampouco de penas de naturezas administrativas, e muito menos de qualquer tipo de sanção.
De acordo com texto, analise a afirmação abaixo, completando suas lacunas.
Sobre as novas hipóteses de inelegibilidade trazidas pela Lei Complementar nº 135/2010, pode-se afirmar que não se trata de punir alguém, mas de considerá-lo incurso em uma circunstância que a lei reputa ___________ para quem pretenda exercer elevadas e __________funções de ____________ públicos.
Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:
a.
inconveniente / sensíveis / mandatários.
b.
imprópria / sensíveis / majoritários.
c.
intransigente / elevadas / assessores.
d.
impertinente / racionais / delegados.
e.
inconveniente / comissionadas / majoritários.
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
inconveniente / sensíveis / mandatários.
Corrigida pelo AVA
diplo:
correta
Respondido por
11
Resposta:
inconveniente - sensíveis - mandatários.
Explicação:
Perguntas interessantes