A Inglaterra teve seu processo de centralização política iniciado a partir da Baixa Idade Média, momento em que a Bretanha estava politicamente dividida em quatro reinos distintos. Sob o comando do rei Henrique II, o processo de unificação territorial foi iniciado com relativa eficácia durante o século XII. No governo seguinte, comandado pelo rei Ricardo Coração de Leão, diversas lutas contra os franceses e o envolvimento nas Cruzadas enfraqueceram o papel da autoridade monárquica. [. ] No ano de 1215, o rei João Sem Terra ficou em uma situação delicada quando foi obrigado a assinar a Magna Carta, que impedia o rei de criar novos impostos ou alterar leis sem a aprovação do Grande Conselho, um órgão formado por integrantes da nobreza e do clero. A criação do Grande Conselho foi considerada por muitos historiadores como um elemento que impediu a formação de um governo tipicamente absolutista na Inglaterra [. ] Com o fim da Guerra dos Cem Anos, a política inglesa ainda sofreu um sério abalo com a disputa entre as famílias York e Lancaster, que se enfrentaram na Guerra das Duas Rosas. No final do conflito, a dinastia Tudor passou a controlar o trono britânico sob a liderança do monarca Henrique VII. A partir de então, o Estado Britânico se fortaleceu de maneira impressionante pautando sua hegemonia, principalmente, no fortalecimento de suas atividades mercantis
Soluções para a tarefa
A monarquia britânica foi formada por meio da aprovação da Magna Carta (1215) e da guerra civil da Guerra das Duas Rosas (1455 e 1485), eventos que desencadearam conflitos e promoveram a unidade territorial e a aceitação popular.
Resposta: Letra D, conflitos que promoveram a unificação territorial e a aceitação do povo.
Magna Carta de 1215
No início do século XIII, a Grã-Bretanha e a França travaram guerras ferozes por território, com vitória francesa na Batalha de Buffin (1214). Após a perda do Ducado da Normandia, o rei João (popularmente conhecido como João Sem-Terra) aumentou os impostos sobre a nobreza inglesa de modo a recuperar o terreno perdido e continuar a luta contra o reino francês, causando grande insatisfação dos nobre.
Com relação abalada entre a nobreza e a monarquia, João Sem-Terra concorda em cumprir as disposições da Carta Magna de 1215, evitando uma deposição. O documento que reformularia o papel do rei na Inglaterra que, entre outras coisas, estipulava que o rei não poderia mais cobrar impostos ou alterar a lei sem consulta prévia ao Grande Conselho — um corpo de representantes do clero e nobres. Além disso, ninguém poderia ser preso sem processo legal.
Para mais informações sobre a Guerra das Duas Rosas, acesse:
brainly.com.br/tarefa/53073589
#SPJ4