A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) constituia principal causa de ocorrência do câncer de colodo útero, potencializado pela multiplicidade deparceiros sexuais e iniciação sexual precoce, alémda exposição a fatores de risco, como o tabagismo.A vulnerabilidade social torna-se um problema quepossibilita o surgimento e o desenvolvimento dadoença, pois os serviços de orientação disponíveispodem criar barreiras que dificultam o acesso damulher às medidas preventivas.SOUZA, S. V.; PONTE, K. M.; ARAÚJO JÚNIOR, D. G. Prevenção do HPVnas mulheres: estratégia adotada por enfermeiros na atenção primária àsaúde. SANARE, Sobral, v. 14, n. 1, p. 46-51, 2015 (adaptado).Considerando as ações de prevenção do câncer decolo do útero no âmbito da Estratégia de Saúdeda Família, avalie as asserções a seguir e a relaçãoproposta entre elas.I. O enfermeiro deve incentivar a imunizaçãocontra o HPV em adolescentes do sexofeminino, com idade entre 14 e 17 anos, emesquema de duas doses.PORQUEII. No primeiro contato sexual, há altaprobabilidade da aquisição da infecção por,pelo menos, um dos quatro sorotipos do HPVque estão presentes na vacina.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, ea II é uma justificativa correta da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II éuma proposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A respeito dessas asserções, a opção correta é: D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.
A infecção pelo HPV é muito comum, sendo que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas sexuais.
O câncer é um desfecho raro quando falamos da infecção pelo, mesmo na presença da infecção pelo papilomavírus humano (HPV), isso significa dizer que a infecção por tal micro-organismo é um fator necessário, em contrapartida não suficiente, para o desenvolvimento do câncer cervical uterino.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás