A inclusão da história da matemática no ensino da matemática pode trazer inúmeras contribuições, visto que com ela podemos relacionar etapas da história da matemática com a evolução da humanidade e também promover a arte da descoberta e o seu método. Pode-se dizer que a história da matemática é importante porque: I. Satisfaz o desejo de saber como é que os conceitos matemáticos apareceram e se desenvolveram; II. Oferece um campo de discussão comum com estudantes e professores de outras áreas; III. Permite ao estudante perceber que para aprender matemática é necessário muito tempo e esforço, visto que ela é um conhecimento milenar. Sobre essas afirmações, é correto dizer que:
Soluções para a tarefa
A história é a ciencia que busca vestígios de tempos passados (sejam eles escritos – em palavras ou números -, usados, abandonados, etc) para responder a questões de nosso tempo presente, sendo que nosso olhar sempre parte desse mesmo tempo presente.
Ela é muito mais uma ciência do presente do que do passado, afinal, como afirma o historiador Marc Bloch: “o passado não tem ciência”, pois o que aconteceu aconteceu, nunca poderá ser exatamente retomado. Podemos no maximo interpretar com informações que vamos nos deparando e criar explicações (embasadas em metodologias e a um senso critico) para o ocorrido.
O próprio buscar no passado esta relacionado a duvidas que pessoas tem no seu tempo.
A filosofia e historia da ciência surgem desse questionamento de muitos pensadores e cientistas de diversas áreas em tomar consciência de como sua área e seu conhecimento foi construído. Lembremos que o século XX viu o auge da ciência se chocar com a 2ª grande guerra e toda aquela promessa que vinha carregando a ciência nos ombros da humanidade e de sua esperança, se perdeu.
Assim, no caso da matemática:
I.Satisfaz o desejo de saber como é que os conceitos matemáticos apareceram e se desenvolveram;
CERTO! A História da matemática ou das ciências é um processo de se buscar o porque a matemática se construiu como ela é hoje.
II. Oferece um campo de discussão comum com estudantes e professores de outras áreas;
CERTO!! Permite que profissionais da área de História, Filosofia e diversas ciências humanas possam se debruçar sobre todo processo de construção do conhecimento matemático, cada um com sua metodologia, seu olhar e seu jeito de analisar, e que possam conversar e adicionar novas percepções sobre ela.
III. Permite ao estudante perceber que para aprender matemática é necessário muito tempo e esforço, visto que ela é um conhecimento milenar.
Esse tipo de olhar seria caso mantivéssemos a idéia de “História Positivista”, desenvolvida ao longo do séc XIX até o inicio do séc XX, onde a matemática seria a ciência maior e o sacrifício por ela nos faria chegar à “Ordem” e ao “Progresso”. A ideia do estudo da Historia de algo não é glorifica – lo (não deve ser), mas compreender com o conhecimento do presente como/porque se construiu esse conhecimento. Portanto essa afirmativa é FALSA.
Apenas as sentenças I e II estão corretas