A ilustração acima conhecida como "Regulamentação Já", representa o movimento para regulamentação do Profissional de Educação Física. No decorrer da história da Educação Física muitas foram as trajetórias para se chegar à regulamentação da profissão. O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) foi criado com a finalidade de orientar, fiscalizar e nortear o trabalho do profissional de educação física em consonância com o preconizado nas leis e diretrizes da educação. Diante do exposto e de seus conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, comente sobre como se deu o processo de regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil e, de acordo com o CONFEF, quais as principais formas deste profissional exercer a ética e moral.
Soluções para a tarefa
A regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil se deu a partir dos anos 40, que foi considerada como a primeira fase, uma vez que foram os profissionais quem escreviam e manifestavam o interesse em regulamentar a profissão, apesar de não promoverem nenhuma ação para atingir este objetivo. Apesar disso, é através da defesa e articulação destes profissionais que foi fundada a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física.
Com os inúmeros debates sobre a necessidade de regulamentar a profissão e com as questões já elaboradas, um projeto de lei foi formado na década de 80, marcando a segunda fase da regulamentação. Após a tramitação do projeto de lei, nos anos 80 o presidente da República, José Sarney, vetou o projeto.
Apesar do veto dado pelo presidente, os profissionais cada vez mais ficaram se questionando sobre a prática de profissionais não especializados na área da Educação Física que estavam atuando nela. Mediante a isso, começam a recorrer as Associações de Professores de Educação Física e após longos anos, conseguem junto à alguns deputados sancionar o projeto de regulamentação, assinado e aprovado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998. Marcando, assim, a terceira e última fase da regulamentação do profissional de Educação Física.
Espero ter ajudado !
Resposta:
O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, sendo da sua competência prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças.
Explicação: