História, perguntado por fernandesvitoria069, 5 meses atrás

a)identifique os personagens da charge, relacionado o diálogo à fonte 6. A quais conclusões se pode chegar com essa análise? Explique em seu caderno.

*Fonte 6*

[...] Para ter essa liberdade, é necessário que o governo seja tão organizado que um homem não precisa ter medo do outro. Quando o poder legislativo e o executivo estão Unidos na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, não pode haver Liberdade [...]"

Soluções para a tarefa

Respondido por juliajads
55

Resposta:

Luis XIV, um monarca absolutista francês, que teve seu nome marcada no história devido à frase mencionada na charge.

Explicação:

coloquei isso

Respondido por nataliafransantos
10

Os personagens da charge são o Barão de Montesquieu, filósofo iluminista e o rei Luís XIV, da França o maior representante do poder absolutista dos reis.

A fonte 6, faz referência aos perigos da ameaça da liberdade quando os poderes de um Estado estão concentrados nas mãos de uma única pessoa, como é o caso do rei Luís XIV, que governou seu país de maneira autoritária.

O outro personagem da charge, o Barão de Montesquieu um dos filósofos que era contra esse tipo de prática, porque compreendia que o poder concentrado nas mãos de uma única pessoa ameaça as liberdades individuais.

A conclusão que se pode chegar a partir dessa análise é a de que a divisão de poderes dentro de um determinado Estado, garante que haja maior liberdade para os indivíduos e menor abuso de autoridade por parte dos governantes.

A importância dos personagens para a história

O Barão de o Barão de Montesquieu (1689-1755) foi um importante filósofo iluminista que escreveu o livro “O Espírito das Leis”. Ele viveu em um período em que o Antigo Regime começa a ser questionado e novos ideais surgem na sociedade.

Ele publicou vários livros, dentre eles “O Espírito das Leis” mostrado na charge, onde defendia a ideia da tripartição dos poderes (legislativo, judiciário e o executivo).

A divisão dos poderes dificultaria o abuso de poder, porque cada uma das esferas de poder seria responsável por fiscalizar as ações das outras, impedindo que regimes autoritários se instalassem.

As ideias de Montesquieu estão presentes até os dias de hoje em toda a sociedade ocidental em países que são repúblicas ou monarquias constitucionais.

O rei Luís XIV é o símbolo máximo do antigo regime francês. Foi um rei absolutista que governou a França entre 1643 e 1715. Seu governo é marcado pela sua personalidade que ostentava luxo e extravagância, enquanto o povo francês sempre esteve em uma condição social desfavorável.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre as ideias de divisão entre os poderes entre  legislativo e o executivo em: https://brainly.com.br/tarefa/5577748

 

Anexos:
Perguntas interessantes