"a história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da variada existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Experimento aleatório: é aquele experimento que, quando repetido em iguais condições, pode fornecer resultados diferentes, ou seja, os resultados são explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidades de ganho na loteria, por exemplo, a abordagem envolve cálculo de experimento aleatório. Espaço amostral: é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. [. ] conceito de probabilidade: se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento a é: p(a) = número de casos favoráveis/número de casos possíveis". (fonte: probabilidade. Disponível em:. Acesso em: 30 jun. 2015). Considere o evento a={ocorrência de face par} no lançamento de um dado de 6 faces. A probabilidade p(a) é igual a:.
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d) 0,50
a) 90,37%
a) 10%
a) valor-p <a, portanto a hipótese Ho deve ser rejeitada.
a) [58,37; 61,63
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Resposta:0,50
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CORRIGIDO PELO AVA
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