“a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida” (Thomas Hobbes). A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do século XX, foi sem dúvida um desses períodos. HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Em se tratando de Guerra Fria, é correto afirmar: Origem: UFT-TO
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a) Sob a influência da URSS, Brasil, Índia, Curdistão, Austrália, Nigéria, Congo, Venezuela e Coréia do Sul assinaram em 1971 o Pacto Varsóvia com os EUA.
b) A Guerra do Vietnã, rapidamente vencida pelas tropas americanas em 1965, foi um episódio diretamente ligado à tentativa soviética de expansão do socialismo na Ásia depois de 1949.
c) Estados Unidos e União Soviética representavam sistemas políticos, econômicos e ideológicos antagônicos, que entraram numa corrida armamentista sem precedentes na história, como forma de afastar um ao outro de suas respectivas áreas de influência, demarcadas logo após a Segunda Guerra Mundial.
d) Um dos momentos mais tensos da Guerra Fria foi a chamada crise dos mísseis, que ocorreu em 1962, quando os Estados Unidos instalaram mísseis nucleares na ilha de Cuba.
e) A convivência pacífica foi abortada quando as duas superpotências enviaram tropas ao Afeganistão, em 1975. Essas tropas entraram em combate direto na cidade de Cabul, em agosto daquele ano, causando uma grande quantidade de mortos entre população civil do país.
A é falsa, o Pacto de Varsóvia limitou-se, inicialmente, às Repúblicas Socialistas europeias.
B é falsa, pois a guerra foi longa e dura e os americanos falharam em alcançar os seus objetivos - ou seja, foram derrotados.
C é verdadeira, sendo a Guerra Fria justamente este momento histórico em que o mundo dividiu-se em dois grandes blocos ideológicos.
D é falsa, foram os soviéticos que tentaram instalar mísseis em Cuba.
E é falsa, pois a guerra foi travada entre militares soviéticos e tropas insurgentes apoiadas pelos americanos ,portanto, combate indireto.
Resposta:
A) A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.
Falso. O Brasil não foi líder de bloco algum durante o período da Guerra Fria.
B) O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.
Falso. Não houve apoio aos EUA direcionado apenas ao abrandamento da dívida externa. Os motivos eram mais do que meramente econômicos.
C) A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.
Falso. Houve uma ruptura diplomática com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
D) A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 – 1951).
Correto. Um dos reflexos da ruptura diplomática e da associação aos EUA foi a extinção do Partido Comunista Brasileiro.
E) A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.
Falso. O Brasil não se uniu à URSS, mantendo sempre melhores relações com os Estados Unidos.