A grande busca do pensamento platônico consiste em desvendar a lógica do universo. Platão considerava que devemos passar o conhecimento para as futuras gerações. Se preocupou, como seu mestre Sócrates, a repassar o saber e educar os jovens. Para ele o conhecimento deve ser acumulativo e desvendar o Universo. Em sua obra, “O Mito da Caverna”, o pensador resumiu muito do que considerava a verdade, o saber.
Considerando o pensamento de Platão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O conhecimento se adquire apenas pela observação do que se passa a nossa volta. Somente a aparência deve ser considerada relevante. Não há nada por trás das aparências.
PORQUE
II. A aparência não corresponde a essência das coisas. Ela é apenas o que observamos, mas a verdade está no que move e justifica a aquilo que podemos ver, sentir, experimentar. A verdade está na lógica do Universo que não se denuncia no que observamos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Considerando o pensamento de Platão:
Opção correta: Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
I. incorreto. Platão busca descobrir as verdades essenciais das coisas. O conhecimento do próprio homem, não enquanto corpo, mas enquanto alma.
O conhecimento que continha na alma era a essência daquilo que existia no mundo sensível, assim em Platão o mundo sensível era secundário. A alma humana enquanto perfeita participa do mundo perfeito das ideias, porém este formalismo só é reconhecível na experiência sensível.
Platão não defendia que todas as pessoas tivessem iguais acesso a razão, apesar de todos terem a alma perfeita, porém nem todos chegavam à contemplação absoluta do mundo das ideias.
II. correto. Segundo Platão, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois graus: o conhecimento sensível, particular, mutável e relativo, e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar.
A diferença essencial entre o conhecimento sensível, a opinião verdadeira e o conhecimento intelectual, racional em geral, está nisto: o conhecimento sensível, embora verdadeiro, não sabe que o é, ao passo que o conhecimento intelectual, além de ser um conhecimento verdadeiro, sabe que o é.
O mundo material, o cosmos platônico, resulta da síntese de dois princípios opostos, as ideias e a matéria. O mundo, está entre o ser, a ideia e o não-ser, a matéria e é o devir ordenado, como o adequado conhecimento sensível está entre o saber e o não-saber, e é a opinião verdadeira.
Bons estudos!