A Geografia vem sendo desenvolvida desde o princípio da existência do homem, seja através da orientação pelos astros, da descrição e mapeamento de lugares e povos, para entender a dinâmica do clima ou até mesmo na busca por recursos naturais. Contudo, a mesma só passou a ser considerada como ciência a partir de meados do século XIX, quando seus conteúdos passaram a ser introduzidos nas universidades da Alemanha e, posteriormente, da França. Ao longo da história, diversas formas de se pensar a Geografia e aplicar a ciência geográfica foram se consolidando. Os geógrafos buscavam explicar a realidade embasados em métodos e paradigmas específicos, no intuito de abordar situações e problemáticas consideradas relevantes e significativas para o contexto histórico, social, político e econômico de cada época. Partindo desse pressuposto, analise o texto abaixo e preencha corretamente as lacunas:
A partir da década de 1960 e 1970 e, sobretudo após o fim da _____________, ocorre uma série de mudanças políticas, econômicas, sociais e _____________, as quais afetaram significativamente o desenvolvimento científico. No mundo acadêmico, inicia-se uma certa _____________ com a ciência que vinha sendo realizada, embasada nos métodos positivistas e neopositivistas, os quais deixavam de lado as questões _____________. Diante deste contexto, surge o desenvolvimento de movimentos _____________, principalmente nas ciências sociais, contestando a ineficácia dos estudos realizados até então. Nesse período, surgem também movimentos revolucionários, como os movimentos sociais e urbanos, além de protestos decorrentes das péssimas condições de trabalho e da baixa qualidade de vida nas cidades. Aumenta-se a conscientização com relação a problemas decorrentes da crescente _____________, fazendo com que surgissem movimentos ecológicos e críticos do modelo social.
Considerando a evolução do pensamento geográfico, a alternativa que completa corretamente as lacunas é:
Alternativas
Alternativa 1:
Guerra Fria; ambientais; insatisfação; sociais; críticos ou radicais; degradação ambiental.
Alternativa 2:
1ª Guerra Mundial; ecológicas; indignação; individuais; humanísticos ou sociais; crise econômica.
Alternativa 3:
2ª Guerra Mundial; financeira; insatisfação; humanas; tradicionais ou conservadores; degradação ambiental.
Alternativa 4:
Guerra Ambientalista; culturais; conscientização; sociais; modernos ou contemporâneos; insatisfação populacional.
Alternativa 5:
Guerra econômica internacional; ambientais; satisfação; culturais; teoréticos ou quantitativos; elevação do consumismo.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a
A História do Pensamento Geográfico é um ramo da disciplina geográfica, onde se estuda os postulados, pensamentos e correntes dos autores que contribuíram para a sistematização da geografia como disciplina acadêmica no século XIX.
É desde o século XVIII que a geografia teve seu reconhecimento discreto como disciplina, contando com a importância de gênios como Kant, Montesquieu, Goethe, que foram os desenvolvedores daquilo que se chama "geografia social". Meio século depois, ter-se-á a Escola Alemã, conceituando o determinismo, que fazia a ligação do clima ao fato de que o homem desenvolvesse seu intelecto.
Espero ter ajudado.
Resposta: ALTERNATIVA (A)
Explicação: Se você ler na página 20 do Livro Geografia Física no segundo parágrafo você vai notar que está expresso que: "A Geografia fechou os seus olhos para as questões sociais" Já ma página 21 no segundo parágrafo vai falar sobre a geografia crítica, mas no caso é só relacionar as datas que estão no preambulo da atividade, que no caso é data posterior a 1ª e 2ª Guerra Mundial, sobrando somente a opção de Guerra Fria, mesmo que a mesma se encerrou 1991, se não me engano, mas seria a alternativa mais correta. ESPERO TER AJUDADO