A garantia do pluralismo é resultado de um amplo e importante debate ocorrido no âmbito do Serviço Socialbrasileiro nos anos 1980.Em consonância com os princípios ético-políticos do Serviço Social, a defesa do pluralismo pressupõeA a compreensão de que o diálogo democrático e a equivalência entre os diversos campos teóricometodológicos são necessários para o fortalecimento do projeto ético-político.B a presença do relativismo no debate da ética profissional, assegurado pela participação de váriossegmentos profissionais oriundos de correntes teórico-metodológicas diversas durante o processo deconstituição do código de ética vigente.C o entendimento de que nem todas as posições teóricas e político-profissionais se equivalem e oreconhecimento de que o direito à expressão teórica e política garante as condições de debate.D a conquista da homogeneidade do projeto ético-político junto à categoria profissional, comprometidacom os interesses da classe trabalhadora.E o reconhecimento de que as inúmeras perspectivas teórico-metodológicas presentes historicamenteno Serviço Social podem contribuir de forma igualitária na análise dos processos sócio-históricose sociais.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A a compreensão de que o diálogo democrático e a equivalência entre os diversos campos teórico-metodológicos são necessários para o fortalecimento do projeto ético-político.
Falso. O pluralismo não entende qu ehaja equivalência entre os campos teórico-metodológicos, mas que eles são importantes quando atuam em conjunto.
B a presença do relativismo no debate da ética profissional, assegurado pela participação de vários segmentos profissionais oriundos de correntes teórico-metodológicas diversas durante o processo de constituição do código de ética vigente.
Falso. O relativismo não é o alvo do pluralismo, mas é um caminho para se chegar a um campo de ações adequado para o trabalho eficiente.
C o entendimento de que nem todas as posições teóricas e político-profissionais se equivalem e o reconhecimento de que o direito à expressão teórica e política garante as condições de debate.
Correto. Deve-se entender que há uma complementariedade entre os diferentes campos teóricos, mas que estes não se equivalem, conforme afirma assertiva a).
D a conquista da homogeneidade do projeto ético-político junto à categoria profissional, comprometida com os interesses da classe trabalhadora.
Falso. A homogeneidade não é alcançada em nenhum campo, e se for, deve ser temida.
E o reconhecimento de que as inúmeras perspectivas teórico-metodológicas presentes historicamente no Serviço Social podem contribuir de forma igualitária na análise dos processos sócio-históricos e sociais.
Falso. As perspectivas distintas podem auxiliar no processo de se pensar o serviço social, mas nem sempre contribuem de forma igualitária.
Resposta:
letra C ,O entendimento de que nem todas as posições teóricas e político-profissionais se equivalem e o reconhecimento de que o direito à....