A fotossíntese é um processo importante para garantir a sobrevivência das plantas de é dividida em duas fases conhecidas tradicionalmente como fase clara e fase escura. Onde é que ocorre cada uma dessas fases?
Soluções para a tarefa
a fotossintese é um processo importante para garantir a sobrevivencia da planta e é dividida em duas etapas tradicionalmente chamadas de frase clara e escura. A fase clara ocorre na membrana dos tilacoides do cloroplasto ja a fase escura corre: A)No citosol
Explicação:
Resposta:
Explicação:A fotossíntese é o processo em que os seres autótrofos, como cianobactéria, algas e plantas fazem a produção da sua matéria orgânica, ou seja, conseguem produzir o seu próprio alimento. É a partir desse processo que esses seres vivos irão gerar os açúcares e aminoácidos que viram proteína, lipídeos, vitaminas.
Para facilitar o entendimento, vamos tomar como exemplo as plantas. O seu processo de nutrição pode ser através da nutrição orgânica e nutrição mineral, veja as suas características:
• Nutrição mineral: esse processo ocorre através do solo, por exemplo. Para a sua nutrição a planta retira os sais minerais e a água.
• Nutrição orgânica: esse tipo de nutrição ocorre através da fotossíntese, de fato, e é a partir dela que se produz as substâncias orgânicas que serão necessárias para a sua sobrevivência.
Processo de Fotossíntese nas plantas. (Foto: Wikimedia)
Etapas da Fotossíntese
O processo de fotossíntese acontece principalmente nas folhas, mais especificamente no interior dos cloroplastos. Ele é dividido em duas etapas, que são conhecidas como fase clara e fase escura.
Fase Clara
A fase clara da fotossíntese é também conhecida como fotoquímica e acontece na membrana do tilacoides, através das reações luminosas, que promovem no estroma do cloroplasto a fixação do carbono. Para que ela ocorra é imprescindível a presença de luz, seja ela natural ou mecânica.
Ao final desta fase são produzidos o oxigênio, o ATP (a partir de ADP + Pi) e a substância NADPH2. O ATP e a NADPH2 serão utilizados na fase escura.
Nessa fase temos dois acontecimentos: Fotofosforilações cíclica e acíclica. Na fotofosforilações cíclica a molécula de clorofila libera elétrons ao ser atingida pela luz; as moléculas orgânicas, chamadas de aceptores de elétrons, os recolhem para enviar a uma cadeia de citocromos. Daí, os elétrons retornam à clorofila, e é a partir dessa etapa que liberam a energia para ser aproveitada na síntese de moléculas de ATP, utilizadas na fase escura. Percebeu que os eletros retornaram para a clorofila? É por conta disso que esse processo é chamado de cíclico.
A Fotofosforilações acíclica abrange dois processos: Fotossistema I e Fotossistema II. Faz parte do primeiro processo a clorofila a, que perde um par de elétrons ativados quando entra em contato com a luz e é recolhido pela ferridoxina (aceptor especial).