ENEM, perguntado por dieguinhonovai3413, 1 ano atrás

A floresta Amazônica, pela evapotranspiração ("transpiração" das plantas), forma os chamados "rios voadores", que viajam por um curso determinado pela atmosfera terrestre e chegam até o Sudeste. O que está acontecendo atualmente é que toda a borda sul da floresta Amazônica está sendo derrubada, o que altera as chuvas que vão chegar até os estados do Sudeste do país. SODRc, R. Desmatamer.tonoAmoiônio diminui chuvas no Sudeste. O Tempo. Disponívelsnr.wiWiotempo^cmJsr. Acesso em: 21 jor.. 2015(adaptado). Neste caso, a alteração das chuvas no Sudeste ocorre em função O a) da retenção de água no solo ser maior onde a floresta foi suprimida. O b) da menor transferência de umidade das plantas para o ar amazônico. O c) do deslocamento da umidade das áreas desmatadas para as florestadas. O d) da concentração das chuvas dentro das áreas desmatadas na Amazônia. O e) do acúmulo de água nas plantas para crescimento e regeneração florestal.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
5
Olá!


A resposta correta encontra-se na letra d) da concentração das chuvas dentro das áreas desmatadas na Amazônia.


Conforme mostrado no enunciado da questão, a Floresta Amazônica possui altos níveis de evapotranspiração, por conta de sua alta densidade de plantas. Neste sentido, formam-se os chamados "rios voadores" que geralmente se deslocam para a região Sudeste, aumentando as chances de chuva.


Todavia, com o desmatamento da borda sul da floresta, não existirá a formação dos "rios voadores" e consequentemente a concentração de chuvas no Sudeste será infinitamente menor.


Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes