A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.
a) a única molécula que participa da produção de proteínas é o DNA.
b) o fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional.
c) as fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteínas.
d) é possível obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição.
e) a molécula de DNA possui forma circular e as demais moléculas possuem forma de fita simples linearizadas.
Soluções para a tarefa
Essa questão é sobre Biologia Molecular, e trata da síntese proteica, processo que envolve a replicação, tradução e transcrição do DNA. Podemos resolver ela prestando atenção ao que o modelo nos mostra.
O DNA é uma molécula de fita dupla que se apresenta em forma de hélice, enquanto o RNA é representado por uma fita simples. Como podemos ver no modelo, a informação genética flui tanto do DNA para o RNA quanto do RNA para o DNA. A transcrição é o processo em que se transforma uma molécula de ácido nucléico em outra. Os retrovírus são os únicos seres que conseguem transformar uma molécula de RNA em um DNA. No caso dos seres humanos, para a formação de proteínas, o DNA é transcrito em RNA. Isso acontece, pois, como precisamos produzir proteínas o tempo todo para manter o funcionamento do nosso organismo, o nosso DNA precisa se manter intacto, e é por isso que esse se duplica ( através da replicação, sinalizada pela seta em círculo no modelo ) e é transcrito em um RNA que irá formar as proteínas. A informação contida neste RNA, proveniente do DNA que é a fonte de informação ativa, é então “traduzida” em uma proteína, no processo que chamamos de tradução. Esse RNA pode, como nos mostra o modelo, formar mais de uma proteína, de acordo com a informação traduzida nessa molécula. Dessa forma, a alternativa correta é a D.