A figura mostra o processo de impulso nervoso que ocorre no neurônio a partir de um estímulo. Para que um impulso nervoso ocorra pela membrana do neurônio, vários processos de ocorrem e são de extrema importância. De acordo com figura, analise as asserções abaixo: I – Entre um impulso nervoso e outro, antes do estímulo e após a repolarização, a membrana do neurônio se encontra em potencial de repouso, em que a carga interna é negativa e externa é positiva, ou seja, polarizada. PORQUE II – Após o estímulo, ocorre a despolarização da membrana, com influxo de sódio transformando a carga interna positiva (potencial de ação). Sequencialmente ocorre a repolarização, com a saída de íons potássio, e sequencialmente, ativação da bomba sódio e potássio, transportando sódio para o meio externo e potássio para o meio interno do neurônio, retomando seu potencial de repouso. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
O impulso nervoso é uma sequência de eventos que leva à despolarização da membrana pelo movimento de íons sódio para o interior da célula, tornando-a mais positiva através do potencial de ação.
Fisiologia do impulso nervoso
A célula com membrana em potencial de repouso apresenta seu interior mais negativo e o exterior mais positivo por ação da bomba de sódio e potássio, que lança para fora da célula mais sódio do que interioriza potássio (ambos tem carga positiva). Como tem mais carga positiva saindo da céula do que entrando, o interior dessa célula fica mais negativo (ou polarizado).
Com a despolarização, ocorre abertura dos canais de sódio e, como há mais sódio fora da célula, do que dentro dela, ocorre entrada (influxo) desse íon para célula e saída potássio, já que sua concentração é menor fora da célula. Para que o potencial de repouso seja atingido novamente, entra em ação a bomba de Na+/K+ fazendo o processo descrito anteriormente, levando sódio para fora da célula em troca do potássio.
Aprenda mais sobre a bomba Na+/K+ em: https://brainly.com.br/tarefa/4599996
#SPJ1
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação
A célula com membrana em potencial de repouso apresenta seu interior mais negativo e o exterior mais positivo por ação da bomba de sódio e potássio, que lança para fora da célula mais sódio do que interioriza potássio (ambos tem carga positiva). Como tem mais carga positiva saindo da célula do que entrando, o interior fica mais positivo (ou polarizado).
Com a despolarização, ocorre abertura dos canais de sódio e, como há mais sódio fora da célula, do que dentro dela, ocorre entrada (influxo) desse íon para célula e o mesmo acontece com o potássio. Para que o equilíbrio seja atingido novamente, entra em ação a bomba de Na+/K+ fazendo o processo descrito anteriormente.