A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.
A figura 1 foi divulgada, como uma maneira de informar a população sobre a existência de dois ciclos epidemiológicos de transmissão e, também, para chamar atenção ao fato de que macacos não transmitem febre amarela aos humanos e sim a picada de insetos.
Febre amarela - ciclos
Figura 1 - Ciclos de transmissão da Febre Amarela e seus vetores.
Fonte: Disponível em . Acesso em: 03 nov. 2017.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- O ciclo da Febre Amarela pode
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
ava
A alternativa correta é a letra B. As asserções I e II são proposições falsas. A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus e transmitida por mosquito. Pode ser em dois tipos: silvestre e urbana.
A doença é semelhante a diferença está no vetor de transmissão. Febre amarela urbana - transmitida pelo mosquito "Aedes aegypti" Febre amarela silvestre - transmitida pelos mosquitos silvestres "Haemagogus, Sabethes".
A Febre Amarela
É uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus que é transmitida por um mosquito (Haemagogus, Sabethes e Aedes aegypti). Pode ser de dois tipos: silvestre e urbana. A doença é semelhante o que as diferencia é o mosquito transmissor.
Na Febre Amarela Urbana, o vírus é introduzido no ciclo de transmissão pelo homem contaminado (doente). Ao ser picado pelo Aedes aegypti, este mosquito (vetor) fica infectado e passa a transmitir o vírus para outras pessoas.
A Febre Amarela Silvestre é uma doença típica de macacos que vivem nas florestas. O caso de humanos com esse tipo de doença só ocorre quando o habitat dos macacos é invadido. Os mosquitos picam os macacos (doentes) ficam contaminados e transmitem ao homem. Os agentes transmissores são silvestres Haemagogus, Sabethes.
Assim podemos concluir que febre amarela urbana é uma doença grave já erradicada no Brasil, porém os cuidados com a proliferação dos mosquitos ( vetor de transmissão) ainda devem ser mantidos.
A parte da questão que está faltando (asserções e alternativas)está aqui:
Asserções:
I -O ciclo da Febre Amarela pode ser considerado monoxeno quando urbano e heteroxeno, quando silvestre.
PORQUE
II – No ciclo urbano, somente o homem é hospedeiro do vírus. No ciclo silvestre, por sua vez, temos o macaco e o homem como hospedeiros
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Aprenda um pouco mais sobre a febre amarela aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24993201
#SPJ2