A exclusão social remonta à Antiguidade Grega, onde escravos, mulheres e estrangeiros eram excluídos, mas o fenômeno era tido como natural, segundo:
(a) Mazzotta e Blanco
(b) Fischer e Marques
(c) Abbamonte e Marques
(d) Marques e Mazzotta
Soluções para a tarefa
Resposta:
(b) Fischer e Marques (2001)
Explicação:
TRABALHOS PARA DISCUSSÃO
n. 113/2001
agosto • 2001
GÊNERO E EXCLUSÃO SOCIAL
Izaura Rufino Fischer
pesquisadora da Fundação J. Nabuco
Fernanda Marques
professora da Univers. Estadual de Mossoró/RN
Citação:
"A exclusão social remonta à antigüidade grega, onde escravos, mulheres e estrangeiros eram excluídos, mas o fenômeno era tido como natural. Somente a partir da crise econômica mundial que ocorre na idade contemporânea e que dá evidência à pobreza é que a exclusão social toma visibilidade e substância. A partir de 1980, os seus efeitos despontam, gerando desemprego prolongado e, parafraseando Castel (1998), os desafiliados do mercado passam a ser denominados de socialmente excluídos. A partir de então, este tema ganha centralidade nos meios acadêmicos e políticos."
A exclusão social citada é uma teoria de Fischer e Marques. Eles falaram que a exclusão social de escravos, mulheres e estrangeiros era algo natural para os povos na Antiguidade Grega, mas que também se perpetua nos dias de hoje em vários contextos (alternativa B).
Exclusão social
A exclusão social decorre da exclusão de oportunidades e apagamento de direitos de pessoas que não são consideradas como iguais. Por exemplo, o racismo estrutural e países como o Brasil, ou o tratamento diferente dado para homens e mulheres em situações exatamente iguais.
Mais sobre exclusão social
https://brainly.com.br/tarefa/3975662
#SPJ2