A eficiência mecânica do organismo humano é baixa. Na caminhada rápida e na corrida, no máximo 25% da energia química advinda da oxidação dos nutrientes costumam se transformar em energia mecânica, responsável pelo movimento. O restante é transformado imediatamente em energia térmica. Posteriormente, inclusive a energia mecânica, que proporcionou o movimento, também é transformada em energia térmica. Portanto, 100% da energia são transformados em calor. Essa energia térmica, que se acumula durante a prática de exercícios, elevando a temperatura corporal, deve ser dissipada, o que ocorre através de mecanismos termorregulatórios, sem os quais o organismo entraria em colapso devido ao superaquecimento em questão de poucos minutos de atividade contínua.;Anexo - Consulte a imagem em melhor resolução no final do cadernos de questões.O comitê em Medicina de Esporte da Academia Americana de Pediatria (Tabela 1) recomenda que para a prática esportiva sejam levados em consideração os níveis de estresse térmico medido pelo Índice de Temperatura do Globo e Bulbo Úmido(6). Esse índice combina as temperaturas de medida do ar (Tdb), umidade (Twb) e radiação solar (Tg), sendo determinado por meio da equação WBGT= 0,7wb + 0,2Tg + 0,1Tdb. Vale ressaltar que essa recomendação é mais relevante para as atividades intensas e de longa duração. Veja na tabela acima informações sobre a recomendação para prática esportiva e os níveis de estresse térmico.Dentre os mecanismos termorregulatórios,;a intervenção;mais eficaz durante a prática de exercícios é:
A) cancelar qualquer atividade física ao ar livre quando a temperatura ultrapassar 32 WBGT.
B) diminuir;umidade relativa do ar, diminuindo a taxa de evaporação do suor e;consequentemente;há menor liberação do calor corporal.
C) proporcionar a necessária evaporação do suor para que o calor seja liberado pelo organismo, influenciado pela umidade relativa do ar ambiente.
D) promover a condução, a irradiação e a convecção, pois, eles têm importância maior durante a prática de exercícios, principalmente os mais intensos e prolongados.
E) ingerir 250 ml de líquidos a cada 15 minutos quando;a temperatura ultrapassar;29 WBGT.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Letra: E
Explicação:
Respondido por
1
E) ingerir 250 ml de líquidos a cada 15 minutos quando;a temperatura ultrapassar;29 WBGT.
É baixa a eficiência mecânica do organismo humano, o que pode ser exemplificada em uma caminhada rápida e em uma corrida, ao qual cerca de somente 25% da energia química proveniente resultaria em energia mecânica.
Considerando o exposto no enunciado da questão, durante a prática esportiva, em relação aos níveis de estresse térmico, temos que os mecanismos termorregulatórios, o mais eficaz consiste na ingestão de 250 ml de líquidos a cada 15 minutos se a temperatura for maior que 29 WBGT.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás