“A educação [...] foi inserida como uma artimanha utilizada pelo governo militar, que serviu tanto para manter as mentes disciplinadas conforme preconizava a ideologia da classe dominante quanto para a formação de uma grande massa de mão de obra qualificada que contribuiu para a ascensão econômica e prosperidade do sistema capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona. CAMARGO, Carla Roseane Sales. A educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. Anais Educere, 2015, p. 5855. . Acesso em 14 abr. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o ensino de História no regime militar (1964-1985) observe as seguintes afirmações:
I. A História como disciplina autônoma se consolidou no currículo escolar do ensino fundamental.
II. Criou-se a disciplina de Estudos Sociais e, com ela, a pretensão de se usar a história como instrumento de formação do espírito cívico.
III. Novamente a história ficou relegada ao posto de narrativa linear acerca de nomes e de datas considerados importantes pelos militares brasileiros.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I
B II
C III
D I e II
E II e III
Soluções para a tarefa
Resposta: II e III
Explicação:
Apena s as afirmativas II e III e stão corretas. Como esclarece o livro -base: “[…] a História como disciplina a utônoma desapareceu do currículo escolar do ensino fundamenta l [I, incorre ta]. Criou- se a disciplina de Estudos S ociais e, c om e la, a pretensã o de se usar a história como instrumento de f ormação do espírito cívico. [...] N ovamente a história ficou relegada ao posto de nar rativa linear acerca
de nomes e de da tas considerados importantes pe los militare s brasileiros” (livro-ba se, p. 66). Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História Leia o seg uinte fragmento de texto: “Leopo ld von Ranke nasceu na Prússia, no final do século XVIII (1795), e viveu praticamente to do o século XIX (18 86). Seu pe nsamento caracterizou -se pela busca da objetividade e da ap licação do método histórico na investigação dos fen ômenos sociais. A chamada história científica, divulgada por Ran ke, tinha como bases principais a ne utralidade científica , a objetividade e a fidelidade aos documentos”.