Ed. Física, perguntado por lojalaisboutique1, 7 meses atrás

A Educação Física na escola tem como responsabilidade tratar das práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, por meio da gestualidade e do patrimônio cultural da humanidade, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,
DF, 2017.

Considerando a história das práticas corporais e a conceito defendido pelo Coletivo de Autores (SOARES et al., 1992) no livro “Metodologia do ensino de Educação Física”, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

I – Para os autores as práticas corporais são manifestações da cultura corporal, as quais dão origem aos conteúdos estruturantes da área, possibilitando uma organização e sistematização das aulas de Educação Física escolar.
II – A cultura corporal defendida no livro está organizada a partir de diferentes conteúdos estruturantes: esportes, jogos, ginásticas, lutas e danças, os quais se tornam base para se pensar a estrutura da Educação Física na Educação Básica.
III – Um aspecto importante a ser percebido sobre a cultura de movimento definida pelos autores foi que, ao considerar quatro temáticas estruturantes, ambos englobam diversas práticas sociais que podem ser apresentadas na escola como ferramenta de ensino.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Soluções para a tarefa

Respondido por IzaiasFerreira2120
2

Resposta:

O julgamento correto das assertivas sobre história das práticas corporais e a conceito defendido pelo Coletivo de Autores, é:

1º) V, V, V.

As praticas corporais surgiram através da cultura corporal, que foi sendo desenvolvida desde o inicio da vida humana, começando com praticas simples, como o atletismo.

Surgiram esportes, jogos, ginasticas, lutas, danças e várias outras praticas corporais, todas importantes para a cultural corporal.

Outro ponto importante é a proximidade entre praticas corporais e praticas sociais, ambas podendo ser ensinadas e experimentadas na escola, ainda na educação básica.

Espero ter ajudado!

Respondido por marcosbarbosaam
0

Resposta:

1º) V, V, V.

Explicação:

Todas corretas.

I – Para os autores as práticas corporais são manifestações da cultura corporal, as quais dão origem aos

conteúdos estruturantes da área, possibilitando uma organização e sistematização das aulas de Educação

Física escolar.

II – A cultura corporal defendida no livro está organizada a partir de diferentes conteúdos estruturantes:

esportes, jogos, ginásticas, lutas e danças, os quais se tornam base para se pensar a estrutura da Educação

Física na Educação Básica.

III – Um aspecto importante a ser percebido sobre a cultura de movimento definida pelos autores foi que, ao

considerar quatro temáticas estruturantes, ambos englobam diversas práticas sociais que podem ser

apresentadas na escola como ferramenta de ensino.

Perguntas interessantes