História, perguntado por bernardob4598, 7 meses atrás

A) Diante das colocações da introdução acima, das orientações de seu(sua) professor(a) e pesquisas, aponte as semelhanças e diferenças entre o fascismo, o nazismo e o stalinismo.


b) Você verificou que os regimes totalitários possuem características que permeiam o culto ao Estado e ao chefe; o antiliberalismo e a oposição à democracia; além do controle da socie- dade pelo Estado. Faça uma pesquisa com seus(suas) colegas e, em grupos, busquem fontes históricas de diferentes tipologias (trechos de discursos, imagens, obras de arte, le- gislações, etc.) que confirmem nesses regimes essas especificidades. É importante criar uma legenda à fonte e realizar um pequeno texto abaixo justificando sua escolha e apre- sentando suas conclusões.


c) Após a realização das atividades acima, crie um "meme" ou uma charge que defenda os princípios democráticos tão importantes às sociedades contemporâneas, relacionando de maneira comparativa aos prin

Soluções para a tarefa

Respondido por geraldomonchiero
43

Resposta:

.

Explicação:

A) São semelhantes na medida em que as três concepções são fortemente nacionalistas, expansionistas e centradas na figura de um líder dotado de poderes centralizados, que pode agir sem que exista uma verdadeira divisão dos poderes políticos em três esferas. Seriam, neste sentido, duas formas políticas Totalitárias.

São diferentes, contudo, na medida em que o nazismo defendia  políticas de extermínio em massa de populações "indesejáveis" enquanto política de Estado, coisa que não acontecia no mesmo grau no Stalinismo.

Além disto, há importantes diferenças econômicas entre ambos. Apesar de serem duas economias que, em certo sentido, eram centralmente planejadas, a economia nazista tinha mais elementos capitalistas (livre-iniciativa e defesa da propriedade privada), enquanto a economia stalinista era mais coletivista.

São diferentes também porem inimigos ideológicos:  o Fascismo e o Nazismo defendiam a sociedade de classes, enquanto que o comunismo buscava destruir a sociedade de classes.

B) facismo

tendência para ou o exercício de forte controle autocrático ou ditatorial.

procedimento de fascista.

poder autocrático centralizado na figura de um ditador

Fascismo - O fascismo surgiu em 1919 e tinha como líder o italiano Benito Mussolini, um veterano da Primeira Guerra Mundial. Originário da palavra latina "fascio littorio", tinha como símbolo um feixe de varas amarradas e representava o poder da Roma Antiga em punir e decapitar os cidadãos desobedientes. Apesar de Mussolini ser um ex-socialista, o seu partido foi construído com grupos paramilitares contra políticos de esquerda, judeus, homossexuais, órgãos de imprensa e até mesmo a classe operária. Seu objetivo era criar um regime totalitário de partido único, nacionalista, anti-marxista e militarista.


rayssadasilvasantos1: a C) alguém sabe????
millygata678: alguém sabe a letra C ?
matheuscajobisp4tlkh: alguém sabe a c ????????
jiovanagoes: alguém sabe a c?????
Respondido por RayanaSE
1

Fascismo, nazismo e stalinismo (conhecido também como comunismo) são considerados por diversos autores "faces da mesma moeda", pois suas características e origens ideológicas remetem a um filósofo alemão: Friedrich Hegel (1770-1831).

a. As características semelhantes entre as ideologias podem ser observadas pela atuação do governo. Nazismo, fascismo e stalinismo possuem:

  • um Estado forte e atuante na economia;
  • atuam na sociedade por meio de uma engenharia social, manipulando psicologicamente as pessoas;
  • censuras prévias e controle da mídia;
  • antiliberalismo econômico;
  • desrespeito às liberdades individuais, que são aquelas que protegem o indivíduo do próprio Estado (liberdade religiosa, liberdade de expressão, liberdade de associação e reunião, direito à privacidade, etc.);
  • possuem um democracia de fachada, em que não existe a possibilidade de mudanças de governo pelo voto, mas somente por uma revolução.

b. A palavra nazismo, segundo o economista austríaco Ludwig von Mises, é a abreviação de "der Nationalsozialistische Deutsche Arbeiters Partei" —Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores. Esta nomenclatura não está por acaso, mas porque o sistema econômico adotado seguiria a planificação da economia, ou seja, o Estado ditando as regras produtivas do país.

Ainda segundo Mises, o controle dos meios de produção é algo comum entre as ideologias coletivistas. A propriedade privada dos meios de produção existia apenas nominalmente sob o regime nazista, enquanto o conteúdo real da propriedade destes meios produtivos estavam nas mãos do governo alemão.

Dentro das fábricas na Alemanha nazista, o governo alemão era quem decidia o que deveria ser produzido, a quantidade, em que método, a quem e que preço cobrar, que salários pagar, além de quais dividendos ou outras rendas os proprietários poderiam receber.

c. "Vivemos em um estado totalitário democrático!"

Ideologias

No senso comum, a palavra ideário é sinônimo da palavra ideologia e contém o significado neutro de um conjunto de pensamentos, ideias, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou grupo voltado para suas ações sociais, principalmente políticas.

Fascismo

Segundo o escritor Lew Rockwell, as origens do fascismo são inquestionáveis, tem a ver com a história da política italiana após a Primeira Guerra Mundial. Em 1922, Benito Mussolini venceu as eleições democráticas, estabelecendo o fascismo como sua filosofia. Mussolini era membro do Partido Socialista Italiano.

O fascismo fazia um alinhamento com as grandes corporações. Semelhante às outras ideologias, planejava centralmente a economia. Negava também os direitos e liberdades fundamentais dos indivíduos, fazendo do poder executivo o senhor irrestrito da sociedade.

Segundo o próprio Benito Mussolini: "O liberalismo negou o Estado em nome do indivíduo. O fascismo reafirma os direitos do Estado como expressão da verdadeira essência do indivíduo. (...), então o fascismo representa a liberdade, a única liberdade que se deve possuir, a liberdade do Estado. A concepção fascista do Estado incorpora tudo, fora dele nenhum valor humano ou espiritual pode existir, muito menos ter valor. Assim entendido, o fascismo é totalitário (...)"

Stalinismo

O stalinismo é considerado um marxismo vulgar por acadêmicos marxistas. Entretanto, diversas são as medidas tomadas na União Soviética de acordo com as medidas explanadas por Karl Marx e Friedrich Engels no Manifesto do Partido Comunista:

  1. Expropriação da propriedade fundiária;
  2. Imposto forte e progressivo;
  3. Supressão do direito de herança;
  4. Confisco da propriedade de malfeitores;
  5. Crédito nas mãos do Estado, com monopólio exclusivo;
  6. Concentração dos transportes no Estado;
  7. Multiplicação das fábricas nacionais;
  8. Criação de exércitos industriais e para agricultura;
  9. União das atividades econômicas;
  10. Educação pública e gratuita, eliminando o trabalho infantil.

Além disso, o stalinismo também aboliu a liberdade religiosa e a moral, algo que no livro Manifesto Comunista é dito como natural do comunismo, por serem atributos considerados burgueses.

Para mais informações sobre o liberalismo econômico, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/8242815

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes