a) DETERMINE como os PAMPS iniciam a ativação da resposta imunológica. b) DIFERENCIE PAMPS e DAMPs e relacione ambos com os RRPs. c) APRESENTE os mecanismos de transição da resposta imune inata e adaptativa. d) CARACTERIZE as resposta do tipo “antígenos T-dependentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Os antígenos podem ser considerados PAMPS. Ativam a resposta imune inata, por interação com diferentes receptores conhecidos como Receptores de Reconhecimento de Padrões (RRP), dentre os quais a família dos receptores Toll-like (TLRs).
Explicação:
O sistema imune inato usa diversos tipos de receptores celulares, presentes em diferentes localizações nas células, moléculas solúveis no sangue e nas secreções de mucosas para reconhecer PAMPS e DAMPS.
O que são PAMPs e DAMPs?
Estruturas denominadas “Padrão Molecular Associado ao Patógeno” (PAMP) e “Padrão Molecular Associado ao Dano” (DAMP) são reconhecidos por receptores e induzem respostas imunes inatas.
Quando os RRPs (receptores de reconhecimento padrão) presente nas células de defesa reconhecem os PAMPS e DAMPS que ativam a resposta imune liberando citocinas e quimiocinas que tem como primeira fase a inflamação e combate da infecção.
O PAMPs apresentam quatro tipos:
- LPS;
- Ácido lipoteicoicos e ácidos nucleicos;
- ß-glucanas;
- Proteínas.
Já os Antígenos T-dependentes não estimulam diretamente a produção de anticorpos sem a ajuda das células T.
- Proteínas são antígenos T-dependentes.
- Estruturalmente esses antígenos são caracterizados por algumas cópias de determinantes antigênicos muito diferente.
Entenda mais sobre os receptores de PAMPs: https://brainly.com.br/tarefa/52647807?referrer=searchResults
#SPJ2