Biologia, perguntado por estevamofiicial, 7 meses atrás

A descoberta da presença de células nos seres vivos foi um processo demorado. Durante esse processo, muitos cientistas fizeram diferentes observações, que colaboraram para o conhecimento sobre como a vida funciona; entre eles, é possível citar Antonie van Leeuwenhoek e Robert Hooke. Explique a diferença entre as observações feitas por esses dois cientistas

Soluções para a tarefa

Respondido por Bielromanholhe
20

Resposta:

Hooke utilizava microscópios com duas lentes, enquanto Leeuwenhoek utilizava microscópios ópticos de apenas uma lente, mesmo assim é considerado o pai da microbiologia, Hooke estudou as células em pedaços finos de cortiça (Uma planta) e descobriu estruturas como poros, celas, bolhas e etc. Já Leeuwenhoek desenhou e reconstruiu o deslocamento dos procariontes que viviam nas suas próprias lentes e foi o primeiro a documentar fibras musculares, bactérias, espermatozoides, fluxo sanguíneo em capilares e etc.

Respondido por jssborba
2

Em relação à descoberta das células, a principal diferença entre as observações feitas pelos cientistas Robert Hooke e Antonie van Leeuwenhoek é que Hooke observou estruturas cujas células haviam morrido, deixando apenas o espaço que ocupavam, enquanto Leeuwenhoek foi o primeiro a observar células vivas.

Para entender melhor, vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho desses dois cientistas.

O que Robert Hooke observou?

Hooke foi um naturalista que viveu no século XVII, e foi responsável pelos estudos que mostraram a existência de célula como estrutura básica dos seres vivos.

Através de microscópios, Hooke observou pedaços de cortiça, visualizando espaços vazios deixados na madeira e que antes eram ocupados por estruturas que vieram a ser chamadas de células. Nesse caso, portanto, as observações de Hooke foram de estruturas deixadas por células mortas.

As observações de Antonie van Leeuwenhoek

Ao contrário de Hooke, Leeuwenhoek observou tecidos vivos de animais e plantas. Suas observações, portanto, se baseavam em células vivas.

Leeuwenhoek descobriu diferentes tipos de células, incluindo células sanguíneas e células espermáticas vivas de animais. Além disso, ele também descobriu a existência de seres microscópicos chamados foraminíferos (reino Protista).

Para saber mais sobre descobertas microscópias, confira: https://brainly.com.br/tarefa/8280867

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes