A democracia é antes de tudo o regime político que permite aos atores sociais formar-se e agir livremente. São os seus princípios constitutivos que comandam a existência dos próprios atores sociais. Só há atores sociais se combinar a consciência interiorizada de direitos pessoais e coletivos, o reconhecimento da pluralidade dos interesses e das ideias, particularmente dos conflitos entre dominantes e dominados, e enfim a responsabilidade de cada um a respeito de orientações culturais comuns. Isso se traduz na ordem das instituições políticas, por três princípios: o reconhecimento dos direitos fundamentais, que o poder deve respeitar; a representatividade social dos dirigentes e da sua política; a consciência de cidadania, do fato de pertencer a uma coletividade fundada sobre o direito. Já no que tange ao termo “cidadania” vem do latim, “civitas”, que significa cidade, assim sendo cidadania é a participação e inserção social nos diversos ditames da sociedade rumo à consolidação e exteriorização de seus direitos.
“cada homem e cada mulher deve ser alvo de um tríplice reconhecimento, ou seja, devem encontrar igual proteção e igual respeito em sua integridade: enquanto indivíduos insubstituíveis, enquanto membros de um grupo étnico ou cultural e enquanto cidadãos, ou membros de uma comunidade política”.
NOGUEIRA, R.L.M. Democracia e Cidadania (2015). In: artigos/35652/democracia-e-cidadania. Acesso em 22/05/2020
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O exercício da democracia pressupõe a existência de um estado articulador de projetos e políticas públicas que represente a vontade e a diversidade dos grupos sociais.
PORQUE
II - Para exercer a cidadania é necessário que os próprios direitos a ela inerentes sejam alcançados através de projetos políticos coletivos, que só são possíveis a partir direito de escolha dos representantes de governo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
A segunda é falsa pois para se exercer a cidadania não há interligação unicamente à dependência de projetos "coletivos" e sim do coletivo mas também da individualidade assegurada na Constituição...
mariamicaelenogueira:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás