a) De acordo com Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), como deveria se estabelecer o governo? Justifique sua resposta.
a) De acordo com Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), como deveria se estabelecer o governo? Justifique sua resposta.
De acordo com Platão a política é uma ciência que deve ser ensinada a sociedade, e isso deve acontecer na adolescência, na formação educacional desses jovens, pois segundo o pensador a política é uma virtude. Nesse contexto, Platão apresentava três formas de governos, aplicados no Estado e esse era passível de mudanças, entre eles estão a Democracia, a Aristocracia e a Monarquia. Vale lembrar que a ideia de Democracia ateniense e bem diferente do que entendemos de Democracia na atualidade. Nesse sentido, essas formas de governo podem mudar. No ponto de vista Platônico a democracia pode se transformar em uma aristocracia ou até mesmo em uma monarquia. Como para Platão existia o dualismo corpo e alma, um governante ao assumir o poder poderia mudar seu pensamento e assim, mudar sua forma de governo, caso esse governante recebesse uma boa educação. De acordo ainda com o pensador se essas formas de governo viessem a falhar a Democracia se tornaria uma anarquia, a aristocracia em um governo para poucos, ou seja, uma oligarquia e a monarquia poderia se transforma em uma tirania. Platão foi muito feliz em suas observações possível perceber que várias formas de governo se tornaram a falha como as já mencionadas. A grande maioria dos jovens da atualidade não recebem uma boa educação política, o que dificulta muitos de lutarem e mostrar a soberania da sociedade.
b) Como Platão argumenta sobre a opinião popular? Justifique sua resposta.
De acordo com Platão a melhor forma de governo seria a Democracia, pois ela leva em conta a opinião do povo, ou seja, a vontade da maioria e como o próprio nome diz em grego, o governo do povo. Porém, esse processo de escolha popular para o filosofo não era muito confiável, pois o cidadão poderia ser facilmente manipulado. Esses poderiam se levar pela a aparência e características dos candidatos. Nesse sentido, o povo não perceberia as qualificações e conhecimento necessários dos candidatos. É possível, perceber essa visão de Platão nos dias atuais, a grande massa não gosta de discutir política, e quando chegam as eleições votam exclusivamente pela a aparência ou por discursos prontos e sem fundamento, simplesmente com frases de efeitos, slogans ou músicas que caem no gosto popular.
c) Como se mostra o argumento de Platão sobre a dinâmica democrática? Explique o que o filósofo afirmava sobre a diversidade de características individuais.
Platão foi um filosofo político do mundo ideal a igualdade consiste em tratar de desigual os desiguais. Nesse sentido, os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida que em que desigualem. Nesse sentido, Platão identifica a democracia como algo nocivo, ou seja, um governo de multidão um corpo político, que deveria ser formado por cidadãos iguais e virtuosos, capazes de se governarem a si mesmos, o que não ocorre, pois segundo o filosofo a democracia é um governo de multidão e não pode ter uma versão virtuosa, pois a multidão não faz distinção entre o governante e que detém a riqueza. Nesse contexto, a existência da diversidade é uma característica da humanidade, pois cada ser tem uma característica única, sendo um mal para um bom governo, pois a massa é desprovida de racionalidade politica o que conduz a sociedade a uma situação de desordem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A - Platão acredita que o governo deveria se estabelecer de acordo com aquilo que impõe a razão, de modo que o governo será tão mais eficiente e garantirá mais a felicidade geral quanto mais forem sábios os que governam. Defendia, portanto, a "sofocracia", o governo dos sábios.
Explicação:
Cada alternativa contém já uma possível resposta. Em uma resposta geral que englobe as três questões, é possível dizer que, para Platão:
- Há quatro tipos de governos: timocracia, oligarquia, democracia e tirania
1ª timocracia é a de Esparta e a de Creta. Vem de timé, que é honra, o que implica amor e ambição às honras: predominância do elemento irascível da alma (corpo, apetite, prazeres, bens materiais. É um meio termo entre oligarquia e aristocracia.) Jovem ambicioso é a imagem perfeita da cidade timocrática.
2ª oligarquia, é o poder de poucos. Não há diferença entre virtude e riqueza. Propriedade particular é o símbolo dessa forma, também chamada de Plutocracia. As pessoas ocupam várias funções, o que se distingue da proposta de Platão. Da honra para o negócio é a passagem da timocracia para a oligarquia. Da Ambição para a avareza.
3ª democracia surge, pois o apego, que já havia destruído a timocracia, destrói também a oligarquia. A democracia confere mais liberdade e igualdade, inclusive aos desiguais. E para Platão, os homens são desiguais naturalmente. Portanto, a democracia, para Platão, não traz consigo isonomia. Seria errado considerar todos os cidadãos livres absolutamente iguais do ponto de vista do direito político. Da mesma forma, o homem democrático crê que todos os prazeres são de mesma natureza. Sua vida não conhece ordem.
Ao criticar a democracia, Platão visa os políticos que agiam nas Assembleias e no Conselho e os oradores dos tribunais.
4º Tirania tem sua origem na democracia, posto que o desejo insaciável da democracia pela liberdade, acaba caindo em anarquismo e ultrapassando toda dececência.
Na sua obra A República, Platão diz que “o EXCESSO DE LIBERDADE DEVE LEVAR A UM EXCESSO DE SERVIDÃO, QUER NO INDIVÍDUO, QUER NA CIDADE.” O homem livre não tem nenhum senhor no fim das contas, e se perde em abusos. Última fala do livro VIII desta obra é: “tirania: o povo (...) em troca de uma liberdade excessiva e inoportuna, envergou o manto da mais dura e mais amarga das servidões".
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