A curiosidade humana e a capacidade de dar explicações a fenômenos sempre foram os motores do desenvolvimento científico. Por muito tempo, um dos eventos naturais mais questionados era o movimento aparente do Sol, das estrelas e planetas ao redor da Terra. Tais observações foram interpretadas e explicadas a partir de um universo geocêntrico. Um grande pensador que escreveu sobre esse assunto foi Claudio Ptolomeu, que nasceu no Egito e viveu entre os anos 85 e 165. Em sua obra, Ptolomeu usou conhecimentos da astronomia desenvolvida pelos gregos e propôs uma série de cálculos matemáticos que podiam explicar, quase precisamente, aqueles movimentos observados no céu. Seus estudos e de outros pensadores fizeram com que a concepção geocêntrica do universo fosse aceita por muito tempo. De acordo com o geocentrismo, * 10 pontos
a) o universo é infinito, e no seu centro estão os planetas, os quais são orbitados pelas estrelas, pelo Sol e por corpos menores como cometas e asteroides.
b) o universo é finito, e no seu centro estão o Sol e a Terra. O Sol gira ao redor da Terra, e os outros planetas e estrelas giram ao redor deles.
c) o universo é infinito. O Sistema Solar é apenas um entre bilhões de sistemas existentes nas várias galáxias e é formado pelo Sol e planetas que orbitam ao seu redor.
d) o universo é finito, e no seu centro encontra-se o planeta Terra, o qual é orbitado pelo Sol e por outros astros.
e) o universo é finito, e o Sol ocupa a posição central. Ele é orbitado pela Terra e por outros nove planetas, além dos satélites que orbitam tais planetas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
C
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
D)
Explicação:
O geocentrismo acreditava que a terra (geo) ficava no centro do sistema solar (centrismo), enquanto os outros planetas e o sol ficavam todos do lado da terra, que seria o planeta central
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Espanhol,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás