A Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden e encerrada nesta sexta-feira (23/04/2021), consagrou uma reorganização do tabuleiro político e da agenda climática internacional. Os Estados Unidos mostraram que voltaram ao jogo para valer — após quatro anos de isolamento e negação da crise climática pelo governo Trump —, com uma meta ambiciosa de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa pela metade até 2030. “Essa precisa ser a década da decisão”, disse o chanceler americano para questões climáticas, John Kerry, em sua fala de fechamento da conferência, ressaltando que a capacidade para manter o aquecimento do planeta abaixo do limite crítico de 1,5º C está se esgotando rapidamente. Biden conclamou a comunidade internacional a encarar a solução da crise climática não como um fardo, mas como alavanca para uma nova revolução industrial, baseada em tecnologias limpas e desenvolvimento sustentável para todo o planeta. “Vamos fazer isso juntos”, concluiu o presidente americano. “Os compromissos que assumimos aqui precisam se tornar realidade”. O engajamento dos Estados Unidos é essencial para o esforço global de enfrentamento das mudanças climáticas; não só porque o país é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa do planeta, mas também porque isso estimula outros países (colaboradores e competidores dele) a fazerem o mesmo, segundo o pesquisador Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP. “Agora é a primeira vez que podemos vislumbrar que o planeta pode ter alguma saída”, disse Artaxo, em entrevista à Rádio USP. Líderes de 40 países participaram do encontro virtual, incluindo o presidente brasileiro.
Disponível em: . Acesso em: 20 Jun 2021.
Considerando a análise da reportagem acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade de carga do planeta Terra está sendo ultrapassada pela humanidade, consequência do alto ritmo de produção e consumo. Com isso, alguns sinais de que os limites aceitáveis de exploração da natureza já foram extrapolados tornam-se evidentes, podendo transformar-se em grandes catástrofes sociais e ambientais, caso as medidas assertivas de controle e mitigação não sejam colocadas em prática.
PORQUE
II. O aquecimento global tornou-se uma das discussões mais comentadas no meio científico, pois gera muitas opiniões opostas, em que uma parcela acredita que ele não está ocorrendo ou que está ocorrendo de forma natural e outra que defende que ele é uma verdade inconveniente, causado pelo aumento nas emissões de gases do efeito estufa. Contudo, países membro da cúpula do Clima e signatários da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas discutem a criação de metas para redução de emissões de gases do efeito estufa em seus países.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
paulaanl:
concordo
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Química,
11 meses atrás