A contaminação de alimentos pode ocorrer por diferentes fontes e é preciso conhecer as metodologias corretas para se identificar tanto as fontes quanto os agentes patogênicos. Um destes procedimentos corresponde ao teste do número mais provável para identificação de contaminantes de origem fecal. Com base neste assunto, analise as afirmativas a seguir. I-A técnica do número mais provável consiste no exame de uma série de tubos onde foram inoculados volumes diferentes de amostra. II-A positividade da primeira inoculação do teste do número mais provável é marcada quando há ausência de gás nos tubos de Durham. III-Para se determinar a presença de coliformes fecais deve-se incubar os testes positivos em caldo EC a 45° C. Após a análise é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em: Alternativas: a) II. b) I e III. c) III. d) I e II. e) I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
b) I e III.
I - A técnica do número mais provável consiste no exame de uma série de tubos onde foram inoculados volumes diferentes de amostra.
CORRETA, esta técnica também é chamada de tubos múltiplos, onde são inoculadas as amostras em vários tubos com diferentes diluições.
II - A positividade da primeira inoculação do teste do número mais provável é marcada quando há ausência de gás nos tubos de Durham.
INCORRETA, a positividade é confirmada pelo crescimento com produção de gás nos tubos.
III - Para se determinar a presença de coliformes fecais deve-se incubar os testes positivos em caldo EC a 45° C.
CORRETA, para o teste confirmativo incubam-se os testes positivos em caldo EC a 45 ºC, ou próximos dessa temperatura.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás