Geografia, perguntado por thalyacunha3674, 5 meses atrás

A construção do conhecimento é uma aventura surpreendente para qualquer pessoa, esse processo faz parte da sua existência e desenvolvimento. Considerando seus estudos e reflexões: imagine que você está iniciando uma pesquisa e se depara com diferentes estudos sobre a construção do conhecimento e, para aprofundar-se nesse tema, se coloca a refletir acerca de um trecho de determinada pesquisa encontrada por você, a saber: "na busca pelo conhecimento o sujeito pode adquirir informações empiricamente, ou seja, com fundamentos na experiência prática, aprendendo a fazer sem compreender a causa ou a origem do fenômeno". Diante disso, analise, interprete e construa um texto que responda as seguintes problematizações: 1. Como ocorre a construção do conhecimento? e qual sua importância para a formação humana? 2. Em que nos favorece os estudos e aprofundamentos acerca dos processos de constituição do conhecimento humano? 3. Qual é o valor da vivência e da experiência prática para o conhecimento? estas respostas ajudarão você na elaboração de um texto no qual você poderá apresentar sua compreensão sobre o trecho em destaque e, dessa forma, possibilitar outros caminhos e em sua pesquisa

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
2

O conhecimento é o meio pelo qual absorvemos o ambiente que nos elicia comportamentos. Isto não ocorre de maneira artificial, como se fossemos uma esponja, mas ocorre de maneira orgânica, onde somos transformados pelo ambiente que transformamos.

Tipos de conhecimento

1. O conhecimento é construído na participação humana em sociedade, onde se expande o repertório tanto comportamental quanto intelectual. Isto é importante na medida em que sem estas participações, o sujeito não desenvolve seu potencial.

2. De maneira mais acadêmica, podemos notar que com a maior seriedade da teoria do conhecimento — epistemologia, evita que precisemos passar por conhecer tudo de novo, visto que muitos estudos humanos em áreas das mais diversas já estão sistematizados.

3. A vivência torna possível tornar prático o que se acredita e o que se aprende como teoria. Algumas pessoas tem maior facilidade de aprendizado quando executam uma atividade, outras na teoria. A vivência vem a ser a experiência e a memória intelectual e afetiva do desenvolvimento.

Complemento de leitura sobre conhecimento humano: https://brainly.com.br/tarefa/22846619

#SPJ4

Respondido por ligiafeitosa50
0

Resposta:Padrão de resposta esperado

Ao iniciar o percurso como pesquisador(a), certamente terei a possibilidade de adentrar em diferentes concepções sobre o conhecimento e sobre os processos pelos quais esse se constitui no ser humano.

1.) A construção do conhecimento, em síntese, pressupõe entender suas dimensões, tanto como produto quanto como processo, isto é, o caminho pelo qual o ser humano aprende, os recursos mentais utilizados, as sensações, as percepções, as compreensões e as maneiras pelas quais elaboram pessoalmente os conhecimentos.

2.) Nesse processo de aprendizagem e caminhos do conhecimento, o que muda não é apenas a quantidade de informação que o sujeito possui sobre algo mas, também, o que vai sendo desenvolvido por ele a partir disso: sua competência, a qualidade do conhecimento que possui e as possibilidades pessoais de continuar construindo saberes. Dessa maneira, fica evidenciada a importância de se aprofundar em estudos sobre as diferentes formas do conhecimento humano, de modo a perceber as limitações, os processos evolutivos e os ganhos que a humanidade poderá adquirir percebendo o poder da mente, compreendendo as formas como o conhecimento se constrói e criando estratégias para mapeá-lo e estimulá-lo.

3.) Quanto à importância da experiência prática para o conhecimento, pode-se enfatizar que ao construir significados nas vivências, os saberes adquiridos formarão outra rede de conhecimentos que, sempre associada ao conhecimento prévio, fará parte da sua memória construtiva ou compreensiva. Depois de constituído esse conhecimento, poderá desenvolver condições de utilizá-lo quando for necessário, inclusive em contextos diferentes daqueles nos quais foram construídos.

Explicação:

Perguntas interessantes