A construção de instalações sanitárias adequadas, tais como privadas, esgotos e fossas sépticas, que diminuem a eutrofização e impedem a contaminação da água e de alimentos, são formas de prevenção da doença descrita: Parasitose humana adquirida ao se ingerir cistos (formas de resistência) presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes. No interior do intestino, a parede do cisto se rompe, libertando os parasitas, que invadem as glândulas da parede intestinal, onde passam a se alimentar de tecidos do hospedeiro. Esses locais podem inflamar-se e romper-se, liberando sangue, muco e milhares de parasitas, muitos já na forma de cistos, que serão eliminados com as fezes. Entre os sintomas dessa parasitose, destacam-se diarreias e dor de estômago e, em casos mais graves, ocorrem diarreias com sangue e a pessoa pode tornar-se anêmica. A doença parasitária descrita é denominada
Soluções para a tarefa
A doença parasitária que provoca diarreia, dor de estômago, podendo causar anemia, é a amebíase (letra A).
O que é uma doença parasitária?
Doença parasitária ou parasitose é uma enfermidade causada por um parasita, que pode ser um protozoário ou um metazoário. Para acontecer a transmissão é preciso que um agente etiológico (parasita) se hospede no corpo de um hospedeiro.
Há várias doenças parasitárias que precisam de vetores para ocorrer a transmissão. Esse é o caso da malária, provocada por um protozoário (agente etiológico), mas transmitida pela picada de um mosquito (vetor).
No caso do enunciado, a doença parasitária é a amebíase. Uma ameba infecta o intestino grosso, podendo contaminar outros órgãos, como o fígado. A sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, e pelo consumo de alimentos e água contaminados. Os sintomas da amebíase incluem cólicas, diarreia e fezes com sangue, podendo levar à anemia.
As alternativas são:
a) amebíase.
b) dengue.
c) hepatite.
d) malária.
e) teníase.
Entenda mais sobre doença parasitária aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53719212
#SPJ4