A constituição do ser social é histórica, sendo possível ocorrer após um longo processo de experiência e aprendizado. Na maior parte da história da
humanidade, as explicações sobre a relação homem e sociedade eram dadas pelas condições históricas e pelos conhecimentos disponíveis.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo:
I: No período primitivo, as explicações sobre o mundo fundamentavam-se na religião, tanto nas formas anímicas (animais, plantas, objetos, entre outras
coisas que ganham vida ou alma) como nas formas politeístas (vários deuses), explicando a história da humanidade. Havia uma essência humana derivada
diretamente da vontade dos deuses.
II: Na Grécia Antiga, havia uma concepção de mundo que unificava a vontade dos homens e dos deuses. Estes abriam as oportunidades para que os homens
aproveitassem num sentido ou em outro. As relações sociais eram naturalizadas, havia uma essência humana inalterável. Escravos e senhores nasciam com
seus destinos traçados, aqueles para o trabalho braçal e estes para funções que exigiam a razão.
III: Na Roma Antiga, a concepção de mundo predominante expressava-se na frase "os deuses eram romanos". Os romanos aproveitaram as oportunidades
oferecidas pelos deuses que os gregos tanto diziam, pois consideravam que a riqueza era uma questão prática.
IV: No Período Moderno, com o advento do Renascimento e do Humanismo, Hegel (1770-1831) foi o primeiro pensador a desnaturalizar a história
afirmando que na relação entre homem e natureza quem comanda é a humanidade, produtora de sua própria história.
Indique cada uma como verdadeira (V) ou falsa (F).
Selecione uma alternativa:
A:V-V-V-V
B:V-V-V-F
C:F-V-F-V
D:F-V-F-F
E:V-V-F-F
Soluções para a tarefa
Resposta:
VVVV
Explicação:
TODAS AS SENTENÇAS SÃO VERDADEIRAS. RESPOSTA CORRIGIDA PELO AVA.
AV1 SUBISTITUTIVA
1) VVVV.
2) I E II SÃO VERDADEIRAS MAS A I NÃO JUSTIFICA A II.
3) I, II E III APENAS
4) I E II SÃO VERDADEIRAS MAS A II NÃO JUSTIFICA A I.
5) I, III E IV.
CORRIGIDA PELO AVA.
A alternativa correta sobre a constituição do ser social é a letra A (V-V-V-V)
A primeira premissa diz respeito ao período primitivo, onde as explicações sobre a origem do universo davam-se por meio da religião, ou seja, toda explicação sobre a realidade e a natureza eram pautadas na visão religiosa e na influência direta dos deuses.
A segunda premissa aborda a relação homem-deus na Grécia Antiga, onde havia um dilema entre liberdade e determinismo e até que ponto do homem era livre e era detentor do seu destino, tendo em vista a ação direta dos deuses na realidade.
A terceira premissa relata sobre a Roma Antiga e as suas características histórias. Para o povo romano, os deuses protegiam o Império Romano e os ajudavam a conquistar territórios, poderio e riquezas materiais.
A quarta premissa aborda a teoria hegeliana da história influenciado pelo advento do Renascimento e do Humanismo. Nesse pensamento, há uma valorização do idealismo e do espírito na humanidade.
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