A colonização do Brasil foi marcada pela implantação do trabalho escravo. Uma escravidão que se estendeu além dos africanos trazidos pelo tráfico. Os indígenas também foram sujeitos a exploração do trabalho servil. Porém, as ordens religiosas católicas estabelecidas em território colonial questionaram esta prática. Uma das principais instituições que questionou o trabalho escravo indígena foi a Ordem Jesuíta. O trabalho dos inacianos com a catequese dos indígenas era considerado fundamental para garantir a manutenção do poder do estado português. A educação do índio, o convertendo ao cristianismo católico, permitiria a sua submissão aos interesses da civilização ocidental colonizadora. A proposta dos jesuítas, contudo, não era uma formação voltada ao trabalho. Por mais que as atividades artesanais fizessem parte das atividades promovidas pela ordem inaciana.
Nesse sentido, sobre a proposta de educação dos jesuítas e suas ações dentro do território colonial, julgue as afirmativas que seguem:
I. A Companhia de Jesus não se posicionou contra a escravidão africana. A própria ordem tinha escravos de origem afro. A questão de embate com os colonos era em relação a escravização dos indígenas, da qual os inacianos eram contra e buscavam proteger os nativos das ações dos bandeirantes e de colonos.
II. A ordem inaciana tinha uma educação rígida. Buscava moldar o comportamento dos educandos para que tivessem o pleno controle do corpo. Os estudos religiosos, oratória, retórica e lógica eram importantes para a formação dos alunos.
III. A Ordem Jesuíta intensificou a educação técnica. A busca de preparar os nativos para o trabalho na lavoura e nas manufaturas de açúcar. Alguns dos mais importantes engenhos do Nordeste pertenceram aos inacianos.
IV. Focados na educação das crianças, os Jesuítas separam os país dos filhos para manter o pleno controle sobre a educação de uma nova geração de nativos. A preocupação era para que os adultos não influenciassem com seus hábitos anteriores a presença dos padres e de sua obra catequética.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
II, III e IV apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Resposta:
alternativa D
Explicação:
Fica claro no livro entre as páginas 144 à 150, onde fala sobre os jesuítas e a companhia de Jesus
kelineisabels:
Na minha opinião é a Alternativa 3
Respondido por
34
I é verdadeira, tendo, inclusive, por mais de uma vez tentado justificá-la tomando por base as escrituras e estimulando os escravos a aceitarem a sua condição.
II é verdadeira, de modo que viam o corpo como fonte do pecado e de corrupção da alma, baseando a educação (dos alunos brancos) no ensino de um modelo clássico.
III é falsa. A educação técnica só surgiria no Século XIX. O modelo jesuítico (em especial para os brancos) era mais próximo do Clássico que do Técnico.
IV é verdadeira, vendo com grande desdém a cultura dos povos nativos, que assemelhavam aos hábitos dos bárbaros.
É correta a alternativa 3.
Perguntas interessantes