A colônia portuguesa na América trazia muitos lucros para a metrópole portuguesa. A estratégia da transferência da Corte para o Brasil poderia possibilitar ao príncipe-regente D. João VI, “criar um poderoso império”. Permanecer em Portugal implicaria um grande risco para a Corte além da monarquia portuguesa ser extinta pelos pelo expansionismo napoleônico.
O que significou para a colônia portuguesa na América a vinda da família real?
Soluções para a tarefa
Em termos práticos, o Brasil deixava no campo econômico de ser uma colônia de Portugal, ao ter liberdade de comercializar com outras nações.
A transferência da corte portuguesa é de grande importância na história do Brasil.
O estabelecimento da família real no Brasil é considerado um processo de interiorização da metrópole por Maria Odila Dias. A historiadora constatou que as relações sociais e mercantis, e o desejo de permanecer no Brasil, alteraram a lógica do Pacto Colonial.
A metrópole interiorizou-se, ou seja, voltou suas atenções para a colônia. Trouxe melhorias urbanas e dinamismo comercial.
O Pacto Colonial garantia o monopólio do comércio exclusivo do Brasil com Portugal. Como Portugal havia sido invadido pelos franceses, a colônia estava sem metrópole. Não fazia sentido manter o pacto. Resultando em uma inundação de produtos ingleses para o Brasil, uma grande novidade para a época.
Veja mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/34465918
tem muitas questoes que eu ja aprendi ;)