Biologia, perguntado por manuhmanoell19, 1 ano atrás

A clonagem reprodutiva é a que mais necessita de discussões éticas, pelo fato de possibilitar, teoricamente, a clonagem de um ser humano. Atualmente a clonagem humana é proibida no mundo todo por ser considerada um procedimento perigoso, do ponto de vista ético.

 

De acordo com as discussões de várias entidades que tentam regulamentar a pesquisa nessa área, quais são as principais implicações éticas desse tipo de clonagem?

Escolha uma:

a. A clonagem humana seria aplicável apenas para o estudo do tratamento de doenças genéticas, não havendo, portanto, implicações éticas.

b. A clonagem reduz a diversidade entre indivíduos, selecionando algumas características específicas que podem resultar na perda da individualidade entre os seres humanos; existe a preocupação de uma “eugenia do século XXI”, com a “produção” de seres humanos em laboratórios e a vulgarização do processo reprodutivo.

c. A clonagem humana reduz a diversidade entre indivíduos, podendo ocasionar o surgimento de pessoas em larga escala para o desenvolvimento de tarefas consideradas menos importantes para a sociedade. Dependendo do ponto de vista, isso pode solucionar problemas em locais onde a mão de obra é escassa.

d. A clonagem humana não possui implicações éticas se for realizada por laboratórios competentes que sigam as legislações vigentes.

e. Não existem implicações éticas para o desenvolvimento da clonagem humana, visto que os potenciais benefícios que essa tecnologia traria superam os riscos e, portanto, os dilemas éticos estariam solucionados.

Soluções para a tarefa

Respondido por AlexandreCosta074
110

Resposta:

A letra B é que se apresenta mais coerente com as discussões éticas acerca do assunto.


A clonagem reduz a diversidade entre indivíduos pois não há mistura entre materiais genéticos como no caso de uma fecundação normal onde um individuo humano recebe 22 cromossomos do pai e um sexual podendo ser X ou Y e 22 da mãe com um sexual X.

Na clonagem, temos o seguinte processo:


1° - toma-se uma célula somática de qualquer parte do indivíduo que se deseja clonar e remove-se o núcleo com a carga genética completa (46 cromossomos)


2° - Remove-se o núcleo de um ovócito e utiliza-se o resto da célula para se inserir o núcleo do individuo do passo 1.


3° - Coloca-se este óvulo de clone no útero de um terceiro indivíduo utilizando-o como barriga de aluguel.


Este tipo de processo possibilita que indivíduos considerados mais fortes possam ser "copiados" levando a uma Eugenia.

Respondido por JeffersonCerbele
182

A clonagem reduz a diversidade entre indivíduos, selecionando algumas características específicas que podem resultar na perda da individualidade entre os seres humanos; existe a preocupação de uma “eugenia do século XXI”, com a “produção” de seres humanos em laboratórios e a vulgarização do processo reprodutivo.

Perguntas interessantes