Pedagogia, perguntado por Petty10, 1 ano atrás

A civilização grega é um marco na evolução matemática, filosófica, artística e musical. Muitos feitos e descobertas realizadas na Grécia antiga ainda repercutem nos dias atuais. Considere as assertivas como verdadeira (V) ou falsa (F) sobre a música grega:

( ) Aristóteles teorizou a relação da música com as emoções.
( ) Pitágoras teorizou a relação da música com a razão numérica.
( ) Os gregos utilizaram instrumentos de sopro, corda e percussão.
( ) A música grega se baseou nos conceitos de belo e harmonia.

Assinale a sequência correta:
ALTERNATIVAS

V, V, V, F.


V, V, V, V.


V, F, V, V.


F, V, V, V.


V, F, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por gbrufiniot5bur
26

VERDADEIRO 

Platão acreditava nas idéias. Acreditava que a musica poderia ser algo perigoso para o Estado, já que interferiria na moral, alem de que como as outras artes, poderia enganar a todos, enganando seus sentidos e suas respectivas analises de realidade.

 

Aristóteles discordava dessa visão. Para ele , a arte poderia ser um momento de êxtase, de catarse. Não haveria como nem porque dizer que o que os sentidos captassem seria mentira. Apesar de ser aluno de Platão discordava de seu mestre quanto ao modo de se alcançar a verdade. E isso se aplicaria também à musica.


VERDADEIRO

Pitagoras foi um dos primeiros pensadores gregos, também conhecidos como “filósofos da natureza”, visto que são anteriores aos filósofos que se questionavam sobre as relações e a vida na cidade (Sócrates, Platão e Aristóteles) e foram importante ponto de mudança no modo de pensar e explicar o mundo. A temática ainda eram questões da natureza (Cosmogonia = organização do cosmo): por que as sementes crescem? O que é o mundo? Do que ele é formado?

 

Para Tales de Mileto, tudo era a água. Para Anaxímenes era o ar. Para Pitágoras, a essência de tudo são os números, visto que são eles que nos dão noção de relação e proporção (tamanho) que definem nossas ações, seu peso, seu tempo, etc.  Na musica, percebeu que uma corda esticada seguia uma proporção exata e que quando dividida, obteria – se diferentes notas musicais que à medida que são subdivididas atingiram sons mais altos para cada corda, a chamada “série harmônica. Ele mostrou uma relação entre matemática e os sons, que a musica também seguia essa relação elementar com a matemática. Ele definiu as 7 notas musicais. 


VERDADEIRO 

Os gregos possuíram inúmeros instrumentos de sopro como flautas e trompetas, de percussão como castanholas, tamborins e tímpanos (tambores) alem de cítaras, harpas e alaudes, imagens muito presentes em períodos posteriores como pinturas do renascimento e no nosso próprio conhecimento. (Só persistiu no tempo por estarem muito presentes). Havia ainda uma espécie de teclado movido a água mas esse não é em senso comum ser encontrado em pesquisas.

 

VERDADEIRO 

O conceito de belo para os gregos estava ligado à ideia de simetria, proporção e harmonia. Ora, a musica como qualquer outra forma e como qualquer outra arte também sofria essa observação e essa busca. Ainda mais depois de Pitágoras, que havia encontrado relações matemáticas que permitiam mantem uma proporção na relação som/números. Essa busca pela simetria e harmonia foi presente em grande parte – não sei se poderia dizer em toda – historia antiga da Grécia. 

Respondido por brunapedro1991
5

Resposta:

vvvv

Explicação:

de acordo com o livro de estudos páginas 96 e 97

Perguntas interessantes