A ciência econômica tem por objetivo estudar como a sociedade toma as suas decisões econômicas. Para facilitar, o estudo da ciência divide-se em diferentes campos. Um destes campos é a Microeconomia que, por sua vez, busca explicar as estruturas de mercado entre as firmas. Nesse sentido, indique a alternativa que CORRESPONDE à diferença básica entre as firmas que operam em concorrência perfeita e as firmas que operam em oligopólio.
a) O oligopolista não pode cobrar um preço que lhe convier, pois é um tomador de preço, e na concorrência perfeita sempre pode ter um lucro desejado.
b) No mercado competitivo, a firma pode vender quanto quiser a determinado preço, assim como no oligopólio, pois as firmas sempre mantêm acordos de preços.
c) A Elasticidade-preço da demanda do oligopolista tem uma magnitude menor que a firma em concorrência perfeita, já que nessa última a Elasticidade-preço da demanda é infinitamente elástica.
d) As firmas oligopolistas são tomadoras de preços e as firmas do mercado competitivo são administradoras de preços, portanto não buscam maximizar o lucro do negócio.
e) A firma em concorrência perfeita (mercado competitivo) pode administrar o preço, por isso, consegue gerir o lucro esperado, e no oligopólio, apesar de ter um número reduzido de vendedores, tem um comportamento igual, ao administrar os seus preços.
Soluções para a tarefa
Respondido por
46
RESPOSTA CORRETA letra (A)
Considerando um bem inelástico pela Epd (Elasticidade Preço da demanda), será sempre vantagem aumentar os níveis de preço, pois a queda na demanda será sempre menos proporcional
Respondido por
29
A alternativa A) é a correta.
O oligopólio na prática é o mercado em que a oferta de um produto ou serviço, que possui vários compradores, é controlada por um pequeno grupo de vendedores.
Em resumo, o oligopólio acontece quando um pequeno número de empresas controlam o mercado por que elas oferecem os mesmos produtos.
Enquanto não houver concorrência desleal, os oligopolistas não podem definir os preços.
Perguntas interessantes