Saúde, perguntado por patibm, 8 meses atrás

A célula produtora de melanina é conhecida como melanócito, situada na camada basal da epiderme, sua finalidade principal é produzir o pigmento que irá absorver a energia vinda dos raios solares e das luzes artificiais, evitando danos a outras células. Contudo, a ação de absorção varia de acordo com a cor da melanina produzida pela célula, ou seja, quanto mais escura for, mais função de absorção terá.


MORAES, Lilian Rosana dos Santos; SANTOS, Lilian Lucy. Estética facial. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021.



Sobre a pigmentação da pele e as hiperpigmentações, é correto afirmar que:


Alternativas
Alternativa 1:
A reação bioquímica conhecida como melanogênese é um processo complexo que ocorre nos seres humanos, nas camadas mais superficiais da epiderme, entre as camadas granulosa e lúcida, podendo ser induzido por forças externas, como as radiações.

Alternativa 2:
A melanina é dividida em duas formas diferentes: a eumelanina e feomelanina, determinando as diferenças raciais, apresentando tonalidades desiguais nas peles humanas, devido à quantidade de síntese de melanina que acontece a nível de melanossomas nos melanócitos e seus subtipos.

Alternativa 3:
A feomelanina é um pigmento denominado marrom a preta, sendo um polímero alcalino e insolúvel, enquanto a eumelanina é um pigmento amarelo a vermelho, sendo alcalino e solúvel.

Alternativa 4:
O pigmento eumelanina tem maior facilidade de permeação da radiação ultravioleta e das luzes visíveis, promovendo a formação dos radicais livres e causando danos ao DNA celular, com isso acelera o fotoenvelhecimento e promove toxicidade.

Alternativa 5:
Todos os tratamentos voltados para as hipermelanoses têm como objetivo principal gerar uma agressão com consequente processo inflamatório cutâneo e reparação tecidual.

Soluções para a tarefa

Respondido por amandadedicada
11

Resposta:

ALTERNATIVA 02

Explicação:

A melanina – pigmento tão importante na pele humana – é

dividida em duas formas diferentes: a eumelanina e feomelanina,

isso ocorre devido às diferenças raciais, apresentando tonalidades

desiguais nas peles humanas, devido à quantidade de síntese de

melanina que acontece a nível de melanossomas nos melanócitos

e seus subtipos.

livro pg 106

Perguntas interessantes