Biologia, perguntado por matteusZN, 1 ano atrás

A castanheiro-do-pará é uma arvore de grande porte encontrada no Brasil cuja semente, a castanha-do-pará, é muito apreciada na culinária. Assim como todas as arvores, a castanheira absorve água do solo pela raiz e essa água precisa ser transportada para todas as partes da planta, incluindo as folhas da copa, que podem estar a uma distância de 50 metros do solo. Explique como a propriedade da água de formar ligações de hidrogênio entre suas moléculas possibilita esse transporte.

Soluções para a tarefa

Respondido por Faltron
90

Resposta:

A água possui uma propriedade que se chama capilaridade, que é a tendência que algumas substâncias apresentam de subirem ou descerem paredes de tubos finos. As moléculas conseguem se aderir ao tubo e vão puxando as outras. A ligação entre as moléculas de água se dão pelas pontes de hidrogênio, ou seja, ligação entre o átomo de Oxigênio de uma com os átomos de Hidrogênio da outra. 

Explicação:

Respondido por michaelyfrml
18

Resposta:

Explicação:

capilaridade a tendência que algumas substâncias apresentam de subirem ou descerem por paredes de tubos finos (tubos capilares) ou de se deslocar por curtos espaços existentes em materiais porosos, como tecidos de algodão ou esponjas. Esse mecanismo permite que os fluidos se desloquem ainda que estejam contra a força gravitacional.

A água do tubo fica em um nível mais elevado que a água do béquer.

Um líquido, ao entrar em contato com uma superfície sólida, é submetido a duas forças contrárias entre si: a coesão e a adesão. A coesão é o fenômeno capaz de manter as moléculas do líquido unidas (atração intermolecular); já a adesão consiste na atração das moléculas do líquido com as moléculas do tubo sólido. Sendo assim, quando estão dentro do tubo, as moléculas do líquido conseguem se aderir às paredes internas do tubo por adesão e arrastam as demais moléculas por coesão, e resulta no fenômeno da capilaridade.

Perguntas interessantes