“A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nomenclatura utilizada atualmente, foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Reconhecida por suas anotações, a CTPS é hoje um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está acessível em: MINISTÉRIO DO TRABALHO. Carteira de Trabalho e previdência social (CTPS). . Acesso em: 30 jan. 2017.
Tendo como referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a associação entre carteira de trabalho e cidadania no Brasil durante a década de 1930, assinale a alternativa correta:
A
Relacionava diretamente a cidadania e a conquistas de direitos civis, políticos e econômicos.
B
Ampliou a participação do trabalhador na vida pública e política.
C
Reforçava a lógica hierárquica, já que poucas pessoas possuíam carteira de trabalho assinada.
D
Permitiu a ampliação do sistema público de saúde a um número maior de pessoas.
E
Consistia em uma lógica individualista, pois o trabalhador era reconhecido pela sua profissão, carreira e renda.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa A está correta.
O crescimento exponencial do espaço urbano, desencadeou uma série de políticas sociais, das quais podemos indicar a CLT, que teve e continua tendo grande contribuição para o trabalhador, e, dentro dessa política outras passaram a ser instituídas com maior frequência, e, podemos citar alguns tipos de contratos segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas.
Temos dois tipos de contratos de trabalho, onde o primeiro é o por prazo determinado e o segundo por prazo indeterminado.
Podemos citar que no primeiro grupo apresentado se encontram o contrato de experiência;
- O contrato por prazo determinado;
- O contrato de aprendizagem.
Perguntas interessantes