A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá um salto histórico ao reconhecer a Educação Infantil como uma etapa essencial e estabelecer direitos de aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos. O documento também inova ao reconhecer essa etapa da Educação Básica como fundamental para a construção da identidade e da subjetividade da criança. A BNCC de Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem. Para contemplálos, o professor precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos considerados fundamentais no processo. Neste contexto, em Educação Infantil, a BNCC tem uma organização um pouco diferente da presente no Ensino Fundamental: há a definição dos direitos de aprendizagem e os campos de experiência substituem as áreas de conhecimento. Dentro de cada campo, em vez de habilidades, há objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Sobre os direitos de aprendizagem, são eles:
I. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas e expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões.
II. Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais e conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
III. Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
IV. Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Em relação ao contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
a. I, II, III e IV.
b. III e IV, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
a. I, II, III e IV.
Explicação:
Respondido por
0
Os direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular são o de conviver, brincar, participar de maneira ativa e explorar aspectos humanos. Portanto, todas as assertivas estão corretas, sendo a letra A verdadeira.
Quais são os direitos de aprendizagem constitucionais?
Além dos direitos previstos nas legislações educacionais, a constituição federal é contumaz no que tange a defesa da educação nacional. Portanto, os seus artigos versam que é dever do Estado e da família a promoção da educação.
Aprenda mais sobre educação aqui: brainly.com.br/tarefa/46911791
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Lógica,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás